Concurso selecionará trabalhos para edição comemorativa da Jornada de Extensão

Vídeos devem ser inscritos até 31 de maio; educador Paulo Freire será homenageado

Atividade da edição 2020 da Jornada de Extensão, a primeira realizada virtualmente Reprodução / YouTube

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para concurso que selecionará os trabalhos que serão apresentados na 20ª Jornada de Extensão da UFMG. Em 2021, o evento, que comemora duas décadas de criação, será realizado no dia 16 de junho, on-line. A edição comemorativa tem como tema 20 anos da Jornada de Extensão e centenário de Paulo Freire – extensão para a autonomia, o diálogo e a esperança

Os estudantes extensionistas da UFMG deverão inscrever vídeo de até três minutos sobre a atividade da qual participam. Os vídeos devem ser enviados por meio de formulário eletrônico.

Todos os trabalhos inscritos serão publicados e exibidos no site da Jornada, por meio do qual o público poderá conhecer a atividade e participar de votação, que estará aberta de 3 a 10 de junho, para a escolha de atividades que serão apresentadas no dia do evento. Cada votante deverá indicar três de sua preferência.

Podem participar do concurso estudantes que atuam como bolsistas ou voluntários na extensão das áreas de Educação, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

No vídeo, o estudante deverá apresentar a ação extensionista e explicar como os princípios propostos por Paulo Freire – autonomia, diálogo e esperança – se materializam nas atividades e como essas atividades foram ou estão sendo realizadas durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19.

A Câmara de Extensão da UFMG, por meio dos comitês assessores, avaliará os vídeos enviados de acordo com as áreas temáticas e fará uma pré-seleção, que será divulgada no dia 3 de junho. Outras informações estão disponíveis no site do evento.

Sintonia com as diretrizes
Em 2020, a Jornada foi promovida pela primeira vez em formato remoto, por causa da pandemia.

O evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimentos, estimular novas iniciativas e aproximar ações com temáticas semelhantes, integrando estudantes, coordenadores e a comunidade externa. O evento também reúne alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos e os membros das comunidades parceiras dos programas e projetos. A cada ano, a Jornada aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão