Institucional

Conferência de Helena Nader, da ABC, abre Semana do Conhecimento nesta segunda

Evento, que integra programação dos 95 anos da UFMG, homenageará mestres, mestras e artistas com o título de Notório Saber; 2,8 mil trabalhos serão apresentados à comunidade

Apresentação de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento
Apresentação de pôsteres em edição anterior da Semana do Conhecimento Foto: Lucas Braga | UFMG

Com 2.873 trabalhos inscritos, a 31ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG começa nesta segunda-feira, 17 de outubro. O número representa aumento de 13% em relação ao ano passado, quando foram registradas 2.549 inscrições. Uma das novidades é a apresentação de produtos de extensão da Universidade. Este ano marca também o retorno das atividades presenciais, depois de duas edições realizadas de forma remota, em decorrência da pandemia de covid-19. 

Com o tema UFMG, 95; Brasil, 200: Interseções, o evento, em 2022, insere-se nas comemorações do aniversário da Universidade e do bicentenário da independência. As atividades também integram a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“As ‘interseções’ falam da perspectiva de articular os projetos de Universidade com o projeto de país”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “A ideia é pensar a ciência, a tecnologia, a formação de pessoas que a universidade realiza, numa perspectiva de futuro. Apresentar os trabalhos dos estudantes, o que é produzido na UFMG, no ensino, na pesquisa e na extensão, em diálogo com a sociedade, significa pensar esse futuro, celebrar essa Universidade de 95 anos”, analisa. 

A conferência de abertura, que integra o ciclo Futuro, essa palavra, será proferida pela professora Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atividade será realizada no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, na segunda-feira, a partir das 9h30.

A reitora da UFMG lembra que é importante contextualizar o momento em que o evento é realizado, marcado por cortes na educação e na ciência e tecnologia, entre outros desafios enfrentados pelas universidades. “A Semana do Conhecimento tem a finalidade de prestar contas e de compartilhar o que foi produzido no âmbito desses projetos, reforçando que a UFMG tem se empenhado em garantir o pagamento das bolsas com o seu próprio orçamento. Pensamos no futuro dessa geração, de modo a contribuir para a formação de uma nova geração de professores, pesquisadores, profissionais conectados com os problemas da sociedade, em busca de soluções para esses problemas”, reforça.

Reconhecimento aos saberes tradicionais

Valdemar Ferreira dos Santos, líder indígena Xakriabá, será um dos diplomados com Notório Saber
Valdemar Ferreira dos Santos, líder Xakriabá, é um dos agraciados com o Notório Saber Foto: Divulgação | Procult

A cerimônia de homenagem com o título de Doutor por Notório Saber a 15  artistas, mestres e mestras detentores de conhecimentos tradicionais de 11 territórios da Bahia e de Minas Gerais será realizada no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Biológicas (CAD1), também na segunda-feira, às 17h. 

A atribuição de Notório Saber é uma titulação acadêmica em nível de doutorado que foi aprovada em 2020 de forma pioneira pela UFMG. Ela pode ser outorgada a pessoas que não frequentaram o ambiente acadêmico, mas que dedicaram suas vidas à aquisição, constituição e transmissão de conhecimentos tradicionais de relevância social e coletiva para suas comunidades.

Para Sandra Goulart Almeida, o título representa o reconhecimento a pessoas que contribuem com ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG. “Além de serem referências em suas áreas, elas nos ensinam que a universidade é espaço de produção de conhecimento e de interação com outros saberes”, afirma a reitora. “Com nossos mestres, mestras e artistas de notório saber, a UFMG se torna uma universidade ainda melhor e mais bem preparada para compreender o mundo e propor soluções para transformá-lo”, acrescenta.

A concessão do título é atribuição da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG. "Para além do lugar comum, a diplomação dessas mestras e mestres é o resultado de um longo processo, que tem início nas trajetórias extraordinárias dessas pessoas, no lastro de seu conhecimento fundado nas e com as comunidades, passando pela ação de grupos na universidade que, em esforço de abertura epistêmica, pautaram o notório saber como passo necessário para uma universidade plural, inclusiva e de qualidade”, afirma o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Eduardo Soares Neves Silva.

Segundo o pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli, realizar um evento público como esse representa um momento de grande contentamento. “A medida inédita simbolizou a abertura da UFMG a outras epistemologias e modos de conhecimento não eurocêntricos. Mas, somente agora, após dois anos de pandemia, finalmente poderemos celebrar essa conquista na presença dos titulados. Na ocasião, aproveitamos para unir a comunidade acadêmica em torno desses artistas, mestras e mestres para aprender com eles nesse encontro”, afirma. 

Mestra Mayá, da Terra Indígena Caramuru Paraguassu, será uma das diplomadas com título de notório saber
Mestra Mayá, da Terra Indígena Caramuru Paraguassu, é outra homenageadaFoto: Divulgação | Procult

Homenageados

Cacique Nailton Muniz Pataxó
Valdemar Ferreira dos Santos (líder indígena Xakriabá)
Mestra Maria Muniz (Mayá), da Terra Indígena Caramuru Paraguassu, na Bahia
José Bonifácio da Luz (Bengala), líder quilombola da comunidade dos Arturos, em Contagem
Maria de Fátima Nogueira (Mameto Kitaloyá), liderança do terreiro Nzo Atim Kitalodé, em Belo Horizonte
Dirceu Pereira Sérgio, capitão regente e presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves
Joelson Ferreira dos Santos, líder da Teia dos Povos – firmada na aliança Preta, Indígena e Popular –  e do Assentamento Terra Vista em Arataca, na Bahia
Antônia Braz Santana (Mestra Japira), pajé da aldeia Novos Guerreiros, na Bahia, e zeladora dos saberes Pataxó
Edson Moreira da Silva (Primo), mestre de capoeira
Cacique Rosivaldo Ferreira da Silva (Babau), liderança da aldeia Serra do Padeiro, no sul da Bahia
Isael Maxakali, líder do povo Tikmũ’ũn (Maxakali)
Sueli Maxakali, líder do povo Tikmũ’ũn (Maxakali)
Gil Amâncio, ator, dançarino e músico
Maurício Tizumba, ator, cantor, compositor e multi-instrumentista
Ricardo Aleixo, artista intermídia e pesquisador de literaturas, outras artes e mídias

O artista Ricardo Aleixo é um dos 15 agraciados com o título de Notório Saber
O artista intermídia Ricardo AleixoFoto: Divulgação | Procult

Programação

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, no Norte de Minas, e várias unidades da UFMG no campus Pampulha também promoverão uma série de atividades durante a Semana do Conhecimento. Na Faculdade de Farmácia, haverá aulas abertas com orientações relacionadas à nova legislação sobre a rotulagem de alimentos e aos mitos e verdades acerca da alimentação. As ligas acadêmicas discutirão o protagonismo de estudantes de farmácia na busca por capacitação para atuar na indústria.

No Instituto de Ciências Biológicas (ICB), haverá exposição de produtos de extensão, apresentação de estudantes de pós-graduação e bioarte. O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) promove o Encontro transdisciplinar Inteligência Artificial e seu impacto social. O Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Ciências Exatas (Icex), por sua vez, realizará um evento de caráter técnico-científico sobre o uso de modelos e técnicas de ciência de dados para esportes, em particular o futebol.

A Semana do Conhecimento abrange, ainda, a 12ª Jornada de apresentação do conhecimento produzido pelos Servidores TAE da UFMG, promovida pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido em cursos formais e boas práticas realizadas no trabalho.

Durante a 26ª Semana da Graduação, iniciativa da Pró-reitoria de Graduação, serão avaliados os projetos desenvolvidos por meio da Monitoria da Graduação, do Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação, do Programa de Incentivo à Formação Docente e do Programa de Educação Tutorial.

Sob a coordenação da Pró-reitoria de Extensão, o 25º Encontro de Extensão tem o objetivo de divulgar as atividades extensionistas desenvolvidas na UFMG e proporcionar a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes.

Na Semana de Iniciação Científica e Semana de Iniciação Científica Júnior, serão divulgados trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio na UFMG, bolsistas ou alunos voluntários de iniciação científica, com premiação dos trabalhos que se destacarem. 

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG promove o 7º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade, com a finalidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos e promover discussão com a comunidade acadêmica sobre o tema.

No dia 20 de outubro, às 19h, haverá a entrega do Prêmio UFMG de Teses, no auditório da Reitoria. No mesmo local, no dia 21 de outubro, será realizado o encerramento da Semana do Conhecimento, com premiação de trabalhos.

Alessandra Ribeiro | com Assessoria de Comunicação da Procult