Notícias Externas

Confira os destaques do Jornal UFMG, da Rádio UFMG Educativa, desta sexta-feira, 29/09/17

Confira os destaques do Jornal UFMG desta sexta-feira, 29 de setembro de 2017:

Cidadania

Candidatos às vagas lotaram a Assembleia Legislativa de Minas
Candidatos às vagas lotaram a Assembleia Legislativa de Minas Samuel Sousa | UFMG Educativa

O Dia D é uma mobilização nacional para aumentar a inserção de trabalhadores com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS no mercado formal de trabalho. Segundo os últimos dados da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, em 2015, das 45 milhões de pessoas com deficiência no país, 403 mil estavam inseridas no mercado formal - menos de 1%.

A reportagem da UFMG Educativa foi até a Assembleia de Minas conversar com empregadores e trabalhadores com deficiência no Dia D. Conheça histórias como a de Rilton Saldanha, 53 anos, surdo do ouvido esquerdo, e Maxwell Rodrigues, 36 anos, que tem deficiência motora.

Ouça a reportagem de Samuel Sousa

Direitos Humanos

Caeté, na região metropolitana de BH, recebe hoje e amanhã a 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. Com o tema O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial - Por Nenhum Direito a Menos, são esperadas mais de mil pessoas.

"Queremos construir uma Minas Gerais sem racismo", destacou a Subsecretária de Promoção da Igualdade Racial Cleide Hilda em entrevista ao Jornal UFMG desta sexta-feira, 29 de setembro. Cleide falou sobre a conferência e listou os desafios da promoção da igualdade racial em Minas e no Brasil. Além da questão orçamentária, segundo ela, é preciso um "monitoramento das políticas que têm sido elaboradas e executadas e um diálogo com todas as secretarias de Minas sobre essa pauta. É preciso fazer reparações históricas que o Estado brasileiro nunca fez".

A implementação da Lei 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, também entra em debate. "A gente depara no cotidiano das escolas com um grande desinteresse em contar a história positiva do povo negro", declarou Cleide. Outro eixo da Conferência trata das intolerâncias religiosas. "Pela pressão do racismo, as pessoas acabam cedendo os seus direitos. O Estado precisa garantir que é laico e dessa forma garantir o direito de manifestação religiosa".

Ouça a conversa com Paula Alkmim

Saúde

O comitê gestor do governo estadual para enfrentamento ao Aedes aegypti se reuniu hoje para discutir as ações de combate às doenças causadas pelo mosquito. Para este ano, a grande preocupação é com a chikungunya, que já registrou desde janeiro mais de 17 mil casos. Mas as medidas também vão contemplar o combate à dengue e zika com investimentos da ordem de R$ 18 milhões.

O aporte de verbas será destinado à compra de veículos, medicamentos e equipamentos para montagem de unidades de hidratação e aplicação de inseticidas, entre outras medidas. As ações começa em outubro inicialmente em 136 municípios considerados prioritários.

Ouça a reportagem de Larissa Arantes

Coluna de Política

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre afastamento de Aécio Neves (PSDB/MG) das funções de Senador gera reação por parte do Senado, que fará votação para decidir se acata ou não a medida. "Mais uma vez a gente vê essa tensão entre os Poderes", comenta o professor Felipe Nunes, do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, na coluna de Política do Jornal UFMG desta sexta-feira.

"Acredito que o Senado vai votar na direção de mantê-lo. Mas a verdade é que a crise continua e os Poderes não conseguem se entender", avalia Nunes.

Ouça a conversa com Vinícius Luiz