Lazer e esporte

Conheça os atletas do CTE que disputam as Paralimpíadas de Paris

Competidores do parataekwondo, da natação e do atletismo são personagens de série da TV UFMG

A 27ª edição dos Jogos Paralímpicos começam hoje (dia 28 de agosto) e vão até 8 de setembro. Na edição deste ano, sediada em Paris, o Brasil, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), bateu o recorde de inscritos para uma edição fora do país, com 254 esportistas. Na delegação figuram três paratletas que treinam nas instalações do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. 

Construído em 2016, por meio de parceria entre a UFMG, o governo de Minas e o governo federal, o CTE é referência nacional devido à excelência de sua infraestrutura e à qualificação de seus profissionais.

O Centro atende as comunidades interna e externa à UFMG, com iniciativas que promovem a inclusão pelo esporte. É o caso do projeto Esporte paralímpico, que reúne pessoas com deficiência físico-motora, visual e intelectual que desejam praticar modalidades como atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo.

Três convocados
Cerca de 110 paratletas participam do projeto, incluindo os três convocados para representar o Brasil nesta edição dos Jogos Paralímpicos deste ano: Ana Carolina Moura, Arthur Xavier e Izabela Campos. 

Ana Carolina Moura começou em 2016 a praticar parataekwondo, versão adaptada do arte marcial coreana para atletas com deficiência nos membros superiores. Com o tempo, a paixão foi crescendo, e, em 2019, ela resolveu se dedicar profissionalmente ao esporte, participando de campeonatos nacionais e internacionais, como os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Grand Prix e o Mundial de Parataekwondo, onde conquistou lugar mais alto no pódio.

Esses resultados credenciaram Ana Carolina a integrar a lista dos atletas que vão representar o Brasil na modalidade. Com a convocação em junho, a rotina de treinos ficou ainda mais intensa. Ela e a preparadora física Amanda Cordeiro treinam de segunda a sábado no CTE.

Com toda essa preparação, o objetivo de Ana Carolina não poderia ser outro: “A minha dedicação e a dedicação das pessoas que estão comigo criam uma expectativa que não pode ser diferente da medalha de ouro”, pontua a paratleta.

Outro paratleta do CTE - UFMG  que chega a Paris com a expectativa alta é o Arthur Xavier. Arthur começou desde criança na natação, e com o tempo resolveu se profissionalizar, entrando para a categoria olímpica. Entretanto, em 2019, Arthur recebeu o diagnóstico de deficiência intelectual, passando a treinar na modalidade da natação paralímpica. Daí em diante, o jovem participou de importantes competições e alcançou marcas importantes, como a prata no World Series de Berlim 2024.

Outro paratleta do CTE/UFMG que chega a Paris com expectativa elevada é Arthur Xavier. Ele começou cedo a nadar e, com o tempo, resolveu se profissionalizar e entrou para a categoria olímpica. Em 2019, Arthur recebeu o diagnóstico de deficiência intelectual e passou a treinar na modalidade da natação paralímpica. Daí em diante, o jovem participou de competições importantes e alcançou marcas expressivas, como a medalha de prata no World Series de Berlim 2024.

Arthur vai realizar um sonho em Paris: “Sempre sonhei em representar o Brasil e estou conquistando isso agora.”

A terceira paratleta do CTE convocada para os Jogos de Paris é a medalhista paralímpica Izabela Campos. Ela começou no esporte aos 21 anos com um objetivo prosaico: perder peso. Mas o talento da paratleta logo apareceu. O técnico Ivan Bertelli enxergou nela grande potencial para competições de alto rendimento. Os dois iniciaram uma longa parceria, e Izabela recebeu sua primeira convocação para os Jogos Paralímpicos (Londres, em 2012). 

Izabela se tornou a maior paratleta brasileira em sua categoria no atletismo (F11, para atletas com deficiência visual quase total), colecionando 14 medalhas nas principais competições paralímpicas, com destaque para a medalha de bronze conquistada nas Paralimpíadas do Rio em 2016.

Com sua bagagem, Izabela Campos também chega à capital francesa para vencer. “É a minha quarta Paralimpíada, estou mais experiente. É como uma alavanca que me impulsiona para os jogos de Paris.” Em reportagem publicada no Portal UFMG, em julho, Izabela destacou a contribuição do CTE para a evolução de sua carreira de atleta

A série UFMG nas Paralimpíadas acompanhou a rotina de preparo e treinamento dos três paratletas do CTE. A playlist com os três episódios da série está disponível no canal da TV UFMG no YouTube.

Agenda
Parataekwondo: 30/8 (sexta-feira). Classificatória de manhã e à tarde, final à noite.

Natação:1/9 (domingo). Classificatória de manhã e final à noite.

Atletismo: 3/9 (terça-feira). Final inicia às 10h (não há etapa classificatória).

Os Jogos podem ser assistidos pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Internacional e pelo canal fechado SporTV2.

Equipe: Gabriel Pina (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens), Pedro Campos (transporte), Flávia Moraes (edição de conteúdo), Mariana Teixeira (videografismo) e Marcia Botelho (edição de imagens)