Arte e Cultura

Conservatório inaugura programação temática de concertos e debates

Em sua primeira edição, que se inicia nesta terça, Série Vertentes será dedicada à música popular instrumental brasileira

Cliff Korman fará concerto de piano
Cliff Korman fará concerto de piano Aloízio Jordão

Para aproveitar ainda melhor seu potencial como espaço que faz a ligação entre a Escola de Música e a cidade, o Conservatório UFMG inaugura, nesta semana (28 a 30 de agosto), a Série Vertentes. Sempre na última semana do mês, pesquisadores e músicos da Universidade e de outras instituições se reunirão em concertos, palestras, debates e oficinas. Na primeira edição, a programação – aberta ao público, com entrada franca – será dedicada à música popular instrumental brasileira.

A série incorpora projetos regulares do Conservatório, como o Performare, em que estudantes defendem seus trabalhos de graduação, o Quarta Cultural, programa consagrado na hora do almoço, e o Palco Livre, que traz músicos de outros estados ou países.

“Vamos unir os concertos, que ocorrem aqui praticamente todos os dias, ao diálogo e à interação, aliando pós-graduação e extensão e reunindo pesquisadores de fora com os professores e alunos da Escola de Música”, explica o professor Fernando Rocha, diretor do Conservatório.

Ainda segundo Rocha, a escolha do tema que abre a Série Vertentes reafirma a versatilidade da programação do Conservatório, que há muito deixou de ter sua imagem associada apenas à música erudita, e celebra a chegada relativamente recente da música popular ao ambiente das pesquisas de pós-graduação.

Zé Alexandre
Zé Alexandre, do Trio Buriti e da Unicamp
Pablo Gea

'Standards'
A partir desta terça, haverá apresentações de professores da UFMG, como André Queiroz (bateria) e Mauro Rodrigues (flauta), da Geraes Big Band, também da Escola de Música, e do Trio Buriti, formado por professores da Unicamp com carreiras musicais consolidadas. Eles vão tocar standards brasileiros – obras de Dorival Caimmy, Chico Buarque e Milton Nascimento – em linguagem instrumental.

A parte da programação dedicada ao debate e à prática também vai contar com pesquisadores da Unicamp, instituição que criou o primeiro curso de música popular no país, e de outras universidades. A mesa-redonda tratará da inserção da música popular na pós-graduação, e o workshop proporá a experimentação sobre conjunto, arranjo e improvisação. Haverá também um concerto de Cliff Korman, professor da Unirio que já lecionou na UFMG e continua envolvido com a pós-graduação na Universidade.

Em setembro, outubro e novembro, as edições do novo projeto do Conservatório serão dedicadas, respectivamente, à música contemporânea – com ênfase na eletroacústica e na interação homem-máquina –, à música de câmara, aproveitando a presença de professores americanos que ministrarão um curso na UFMG, e à percussão, também como forma de comemoração dos 20 anos do Grupo de Percussão da UFMG.

A programação desta semana e outras informações estão na página da Vertentes no Facebook e no site do Conservatório UFMG.

Luciano Soares
Luciano Soares: recital de mestradoNelson Simões

Estas são as atividades da primeira edição da Série Vertentes:

Dia 28 (terça), às 15h – Performare
Recital de mestrado de Luciano Soares / guitarra (UFMG) e convidados

Dia 28 (terça), às 19h30 – Conexões Musicais
Concerto com os professores de Música Popular da UFMG André Queiroz (bateria), Mauro Rodrigues (flauta), Pablo Souza (contrabaixo), Wilson Lopes (guitarra) e Vinicius Augustos (saxofones)

Dia 29 (quarta-feira), às 12h30 – Quarta Cultural
Geraes Big Band, da UFMG. Direção: Rafael Martini e Marcelo Ramos

Dia 29 (quarta), às 17h – Mesa-redonda
Sobre a inserção da música popular na pós-graduação no Brasil, com os professores Mauro Rodrigues (UFMG), Cliff Korman (UFMG/Unirio), Bernardo Fabris (Ufop), Budi Garcia, Zé Alexandre Carvalho, Leandro Barsalini (Unicamp)

Dia 29 (quarta), às 19h30 – Especial