Conservatório tem canal de podcasts sobre pesquisa em artes

Terceiro episódio estará disponível na segunda, 13; canal também aborda setor de cultura

Stanley Levi fala de sua tese sobre violão percussivo no terceiro episódio
Stanley Levi fala de sua tese sobre violão percussivo no terceiro episódio Isadora Faria | Conservatório UFMG

O Conservatório UFMG lançou em novembro seu canal de podcast, o Conversatório, com a estreia da série Arte em tese, que tem o objetivo de divulgar a pesquisa científica em artes realizada na UFMG. A cada episódio, um pesquisador é convidado para apresentar resultados de seus estudos (de mestrado, doutorado ou projeto de longo prazo). A proposta é apresentar as pesquisas em linguagem acessível ao público não especializado. Os conteúdos em áudio estão disponibilizados no Spotify.

Na próxima segunda, 13 de dezembro, será lançado o terceiro episódio da série Arte em tese. Stanley Levi, doutor em Performance Musical pela UFMG e professor de violão na Escola de Música da Uemg, vai abordar sua pesquisa de doutorado, sobre o violão percussivo. Nessa modalidade, o violonista, além de produzir os sons tradicionais do instrumento (dedilhando as cordas do violão), utiliza técnicas percussivas que possibilitam explorar todo o corpo do instrumento. A tese Percussive resources of the classical guitar teve orientação do professor Fernando Rocha e ganhou menção honrosa no Prêmio Capes de Teses de 2021 – foi a única premiada na área de Música.

No podcast, além de apresentar essa técnica e contar como estudou e catalogou os recursos percussivos no violão clássico, Stanley aborda também as potencialidades de uma pesquisa em artes, que tem a prática artística como ponto central, presente como método e como resultado. Stanley revisou a literatura sobre o violão percussivo, analisou obras que utilizam a técnica e também compôs e executou peças que lançam mão dos recursos que estudava.

Os dois primeiros
No primeiro episódio, o bate-papo foi com Kristoff Silva, autor da tese Afinação da interioridade: Um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos. Defendida em 2020 no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG, a tese recebeu o Grande Prêmio UFMG de Teses em 2021, na área de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Foi a primeira vez que uma tese em Música recebeu esse prêmio.

No segundo episódio da série, Melissa Rocha, da Escola de Belas Artes, contou sua experiência na documentação, catalogação e memória de arquivos históricos ligados à violência na América Latina, base da tese de doutorado Arquivo selvagem – Arte e violência na América Latina.

'Diálogos – O presente da música'
O canal de podcasts Conversatório abriga também uma série dedicada ao programa Diálogos – o presente da música. Transmitido desde junho no canal do Conservatório UFMG no YouTube, o programa promove conversas sobre questões atuais do setor cultural, sobretudo na área da música. A versão em podcast reúne os melhores momentos das conversas e é alternativa para quem não pôde acompanhar o bate-papo na íntegra. O episódio 1, já disponível, tem como convidados a pianista e compositora Luísa Mitre, o produtor cultural e economista Bruno Golgher e o professor, pianista e compositor Cliff Korman, que abordam a temática O piano cabe dentro da tela?. A conversa foi mediada pelo professor Fernando Rocha, diretor do Conservatório UFMG.

Podcast Conversatório (Spotify)
Arte em tese # 1
Convidado: Kristoff Silva
Tese: Afinação da interioridade: Um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos
Orientação: Heloísa Feichas

Arte em tese # II
Convidada: Melissa Rocha
Tese: Arquivo selvagem – Arte e violência na América Latina
Orientação: Maria Angélica Melendi

Arte em tese # III
Convidado: Stanley Levi
Tese: Percussive resources of the classical guitar
Orientação: Fernando Oliveira Rocha

Série Diálogos – O presente da música
# I
Convidados:
Luísa Mitre (pianista e compositora), Bruno Golgher (produtor cultural e economista) e Cliff Korman (professor, pianista e compositor)
Tema: O piano cabe dentro da tela?
Mediador: Fernando Oliveira Rocha, diretor do Conservatório UFMG

Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG