Arte e Cultura

Colóquio comemora 30 anos da Constituição

Evento tem a temática Narrativas e Desafios de uma Constituição Balzaquiana

Honoré de Balzac
Honoré de Balzac A mulher de trinta anos

Nascida em 5 de outubro de 1988, a Constituição Cidadã, também conhecida por Constituição Balzaquiana, comemora seus 30 anos agora em 2018. O termo balzaquiana foi emprestado do escritor francês Honoré de Balzac, como referência ao romance A mulher de Trinta Anos, que faz  alusão ao estágio da vida de mulheres mais maduras. E em comemoração a esses 30 anos, o 7º Colóquio Internacional de Direito e Literatura, o CIDIL, evento mais importante da área na América Latina, apresenta a temática Narrativas e Desafios de uma Constituição Balzaquiana. A atividade se destaca por pretender proporcionar o diálogo entre pesquisadores de diferentes nacionalidades, e favorecer a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar. O evento reúne diversos pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da rede pública de diferentes áreas das ciências humanas.

Para saber mais sobre a realização do evento, programação e outros aspectos que permeiam a discussão, o programa Universo Literário conversou com o professor de Direito Constitucional da UFMG, Marcelo Cattoni, um dos organizadores do colóquio.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

O 7° Colóquio Internacional de Direito e Literatura começa hoje e é realizado no CAD 1 da UFMG, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627. 

Com a temática Narrativa e Desafios de uma Constituição Balzaquiana, o colóquio é realizado pela Rede Brasileira de Direito e Literatura, em parceria com os programas de pós-graduação em Direito da UFMG, da Universidade de Brasília, a UnB, e do Centro Universitário UniFG.
O evento segue até o dia 2 de novembro e, durante o colóquio, serão realizados minicursos, painéis, mesas de discussão, reuniões de grupos de pesquisa, além de atividades culturais. As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento. Mais informações sobre a programação você encontra no site.

Produção: Maitê Louzada, Giulliana Santos e Gabriela Sorice, sob orientação de Hugo R e Luíza G