Sandra Goulart e Duda Salabert defendem políticas públicas construídas em parceria com a ciência
Reitoria da UFMG dá continuidade a encontros com pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de discutir parcerias e perspectivas de colaboração
No quarto encontro da gestão da UFMG com postulantes ao poder executivo municipal, a reitora Sandra Goulart Almeida recebeu a visita da deputada federal Duda Salabert (PDT), na sexta-feira, 21 de junho.
Durante o encontro, Salabert destacou alguns eixos do programa de governo que está sendo construído para a capital e se comprometeu a inserir no plano “demandas caras à UFMG”, renovando o compromisso com a instituição, já contemplada com a destinação total de R$ 22,4 milhões em emendas parlamentares durante o seu mandato no Congresso Nacional. A deputada se comprometeu, ainda, a propor “políticas públicas construídas em parceria com a ciência” e destacou o cuidado com a primeira infância como uma das pautas prioritárias de sua campanha.
A reitora lembrou que entre as várias parcerias da UFMG com a PBH está a
manutenção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alaíde Lisboa, que atende à comunidade universitária e também ao público externo, mediante sorteio de vagas. Além de ceder o prédio onde funciona a Emei, a Universidade é responsável pelos serviços de manutenção, como limpeza e vigilância, enquanto a prefeitura arca com materiais e a contratação dos profissionais de educação.
A reitora citou várias outras ações realizadas por meio de colaboração entre a
Universidade e a prefeitura, como a gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves e da UPA Centro-Sul, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep); o programa Segundo Tempo, que promove atividades para estudantes de escolas municipais no Centro Esportivo Universitário (CEU), e o cuidado da cavalaria da Guarda Municipal, realizado pela Escola de Veterinária.
Salabert avaliou que “a PBH aproveita pouco a parceria com a UFMG” e disse que gostaria de contar com o apoio da Universidade para viabilizar o primeiro curso público de gastronomia em Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer a imagem da cidade como “capital gastronômica”, estimulando a economia criativa e o turismo. A reitora disse que a UFMG poderia contribuir com experiências já realizadas nos departamentos de Alimentos, da Faculdade de Farmácia, e de Nutrição, da Escola de Enfermagem, e nos cursos de turismo, do Instituto de Geociências, e de engenharia de alimentos, oferecido no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.
Apuração de irregularidades
A realização da corrida automobilística Stock Car, prevista para o próximo mês de agosto, nos arredores do campus Pampulha, foi outro assunto abordado durante a reunião. A reitora mencionou a pesquisa de opinião divulgada na última semana, apontando que 72% da população de Belo Horizonte é contrária à realização da prova na Pampulha, além de reiterar a inadequação da construção da pista no entorno da UFMG, em razão dos danos aos animais da Escola de Veterinária, do Hospital Veterinário e do Biotério da UFMG.
Em consenso com a reitora, Duda Salabert disse não ser contra a realização da Stock Car em Belo Horizonte, mas também defendeu a mudança do local da prova e informou ter acionado o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) para apurar possíveis irregularidades no processo de licitação das obras do empreendimento conduzido pela PBH. A deputada sugeriu espaços alternativos para sediar a competição, como o Aeroporto Carlos Prates, na capital, e o Mega Space, em Santa Luzia, na região metropolitana.
Trajetória
Nascida em Belo Horizonte, em 1981, Duda Salabert Rosa é professora de literatura, ambientalista e ativista com formação em gestão pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Foi a primeira deputada trans eleita por Minas Gerais a tomar posse no Congresso Nacional em 2023, depois de atuar como vereadora na Câmara de Belo Horizonte (2021-2022).
O próximo pré-candidato a visitar a UFMG será o deputado federal Rogério Correia (PT), esperado nesta terça-feira, 25 de junho.