Institucional

Consulta à comunidade: inscrições de chapas para novo Reitorado começam na segunda, 25

Prazo vai até sexta, 29 de agosto; processo tem o objetivo de subsidiar elaboração de lista tríplice pelo Colégio Eleitoral

Novo reitorado será responsável pela gestão da Universidade no ciclo 2026-2030
Novo Reitorado vai conduzir a UFMG no ciclo 2026-2030 Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Está em curso o processo de consulta à comunidade universitária para a escolha do Reitorado que vai conduzir a UFMG no ciclo 2026-2030. O período de inscrições de chapas será aberto na próxima segunda-feira, dia 25, e encerra-se na sexta, 29 de agosto. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria da comissão eleitoral, instalada no prédio da Reitoria (sala 4003). A divulgação das chapas inscritas ocorrerá no dia 1º de setembro, e o período de afastamento dos candidatos de todas atividades letivas e administrativas começa em 30 de agosto e segue até o fim do processo. 

Os preparativos para a consulta tiveram início em julho, com a designação da comissão encarregada de normatizar o processo. A consulta destina-se a subsidiar o Colégio Eleitoral na elaboração de lista tríplice para a escolha do Reitorado. Dessa lista sairá a dupla responsável pela condução da Universidade no quadriênio 2026-2030.

Calendário
A consulta em primeiro turno será realizada no dia 21 de outubro (das 9h às 21h) pelo Sistema de Consultas da UFMG, acessível via internet por usuários previamente cadastrados no sistema MinhaUFMG. 

Três datas estão reservadas para debates entre os candidatos: dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro. A data prevista para um eventual segundo turno é 18 de novembro, caso nenhuma chapa alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos. Caso haja segundo turno, novo debate será realizado no dia 11 de novembro.

Todas as informações relacionadas ao processo estarão reunidas no site da consulta que deve ir ao ar nos próximos dias.

Quem participa
Estão aptos a votar os servidores (docentes e técnicos-administrativos em educação) em efetivo exercício e estudantes maiores de 16 anos, de todos os níveis, que estiverem efetivamente matriculados na época da consulta.

A lista definitiva de votantes será estabelecida com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária em 9 de outubro de 2025. Votantes que integram mais de um segmento (servidores que também são estudantes) terão direito a um único voto (se docente e discente, vota como docente; se servidor técnico-administrativo e discente, vota como técnico).