Consulta sobre Reitorado para gestão 2022-2026 será nesta quinta, on-line

Mais de 50 mil integrantes da comunidade acadêmica estão aptos a participar; votação será das 8h às 20h, por meio do Sistema de Consultas da UFMG

.
Pela primeira vez, consulta para reitor e vice será feita exclusivamente on-line Criação Cedecom

Servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da UFMG vão votar nesta quinta, 11 de novembro, no processo de consulta à comunidade que se destina a subsidiar o Colégio Eleitoral na elaboração da lista tríplice para a escolha do Reitorado para a gestão no quadriênio 2022-2026. A votação será das 8h às 20h.

Pela primeira vez, o processo será realizado exclusivamente on-line, por meio do Sistema de Consultas da UFMG, protegido por criptografia para impedir a interceptação do voto via internet, a quebra do seu sigilo ou sua alteração por terceiros. O sistema vem sendo utilizado com sucesso na eleição de representantes para colegiados, como o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e de diretores de unidades.

A plataforma de processos eleitorais pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet, por usuários previamente cadastrados no sistema minhaUFMG. (As instruções para o voto estão no fim desta matéria.)

Uma única chapa se inscreveu para essa consulta: a UFMG Plural, formada pela professora Sandra Regina Goulart Almeida, candidata a reitora, e pelo professor Alessandro Fernandes Moreira, candidato a vice-reitor, que tentam um novo mandato. Como só concorre uma chapa, não haverá segundo turno nesta edição da consulta.

Quem vota
Estão aptos a votar os servidores (docentes e técnico-administrativos em educação) em efetivo exercício e os estudantes maiores de 16 anos, de todos os níveis, que estiverem efetivamente matriculados na época da consulta. A lista de votantes foi estabelecida com base na situação cadastral dos membros da comunidade universitária em 4 de novembro.

Estão habilitadas 50.874 pessoas – 3.066 docentes, 4.159 técnicos-administrativos e 43.649 discentes. Votantes que integram mais de um segmento (por exemplo, servidores que são também alunos) terão direito a um único voto (se docente e discente, vota como docente; se técnico e discente, vota como servidor).

O sistema de ponderação de votos – previsto no Estatuto da UFMG, que segue o decreto 1.916/96 do Governo Federal – estabelece que o voto dos servidores docentes tem peso de 70, e o dos servidores técnico-administrativos e o dos estudantes, de 15, cada segmento. A fórmula de ponderação e todas as demais informações relativas ao processo estão no regulamento da consulta.

Apuração e resultados
Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, professora Maria Elisa Souza e Silva, a previsão é que os resultados sejam conhecidos por volta das 21h desta quinta-feira, se não houver qualquer imprevisto. A apuração começará logo após o fechamento das urnas eletrônicas, às 20h, com a inserção das senhas dos guardiões da apuração, o professor e ex-reitor Ronaldo Tadêu Pena e a servidora técnico-administrativa Cristina del Papa, membro do Conselho Universitário. Eles compõem a junta apuradora, juntamente com o professor Elder Sousa e Paiva e a estudante Luiza Datas Cruz, ambos integrantes da Comissão Eleitoral.

A apuração dos resultados da consulta será feita na Sala das Sessões da Reitoria. Além da junta apuradora, estarão presentes três fiscais da chapa UFMG Plural, os próprios candidatos e técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A apuração será transmitida pelo canal da CAC no YouTube.

Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site da consulta. Propostas da chapa UFMG Plural estão em sua página de campanha. No dia da votação, dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 3409-6499 ou pelo e-mail consultas-suporte@cac.ufmg.br.

Como votar

1 - Acesse o portal minhaUFMG e, na aba/seção Sistemas, localize Aplicações administrativas;

2 - Clique em Consultas eleitorais e encontre a consulta para a gestão 2022-2026;

3 - Copie o token;

4 - Clique no link da consulta e marque a opção de voto;

5 - Valide o voto informado o token e finalize.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG que explica como votar.