Arte e Cultura

'Banquete' em sete idiomas: Ars Nova retoma concertos de Natal presenciais

Apresentações serão realizadas nos dias 19, 21 e 22, no campus Pampulha, no Museu Inimá de Paula e na Igreja da Boa Viagem, respectivamente

Coral retoma os concertos presenciais depois de dois anos de pandemia
Coral retoma os concertos presenciais depois de dois anos de pandemia Foto: Beatriz Cordeiro | UFMG

O tradicional Banquete de vozes do Natal, do coral Ars Nova, será apresentado em três datas em Belo Horizonte durante o mês de dezembro. Para este fim de ano, o coral preparou um concerto que reunirá obras em sete idiomas, que vão da Renascença ao contemporâneo, passando pela música popular brasileira. 

As apresentações ocorrerão na segunda, dia 19, às 19h30, no Auditório da Reitoria da UFMG, na quarta, 21, às 19h30, no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201), e na quinta, 22, às 19h30, na Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175).

Segundo o maestro e professor da Escola de Música da UFMG Lincoln Andrade, o repertório foi elaborado para proporcionar maior diversidade de idiomas e de obras que representam o Natal no mundo ocidental. “Muita gente não sabe, mas existe música brasileira para o Natal, e o Ars Nova vai mostrar isso”, garante. 

Para o maestro, as apresentações deste ano serão especiais porque marcam o retorno dos concertos com presença do público, já que, em 2020 e 2021, em razão da pandemia de covid-19, o coro atuou de forma exclusivamente remota.

“Fazer um concerto presencial é fundamental. Depois dessa hecatombe pandêmica, vivemos um processo de restauração e de reconstrução. Estamos muito felizes de fazer isso de novo em três concertos”, comemora Andrade.

O Ars Nova
Desde sua fundação, em 1959, o coral conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais, já tendo realizado mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. O Ars Nova, que é comandado por Lincoln Andrade desde 2017, reúne 22 cantores.

Com Assessoria de Comunicação do Ars Nova