Lazer e esporte

Parque Municipal recebe corrida contra o câncer neste sábado

Cerca de 250 pessoas deverão participar da prova, que chama atenção para hábitos preventivos

Jovens participantes da primeira edição da Oncorrida
Crianças na largada da primeira edição da Oncorrida Divulgação / Hospital das Clínicas

Neste sábado, 18, o Parque Municipal Américo Renné Gianetti, localizado no centro de Belo Horizonte, vai se transformar em uma grande pista de corrida contra o câncer. Realizada pelo Hospital das Clínicas da UFMG em parceria com o projeto de extensão Registro Hospitalar de Câncer, a Oncorrida chama atenção para a doença que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, causa aproximadamente 13% de todas as mortes anuais.

A segunda edição do evento contará com dois percursos: cinco quilômetros para adultos (ambos os sexos) e 100 metros para crianças. A concentração para os adultos começa às 7h (largada da prova às 8h) e para crianças às 8h (largada às 9h). Até o momento, são mais de 200 inscritos, e a previsão é reunir cerca de 250 corredores. Os primeiros participantes de cada categoria a cruzarem a linha de chegada receberão premiação especial.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Maria Aparecida Martins, o objetivo é dar maior visibilidade às questões do câncer, esclarecendo seus fatores de risco, com ênfase em hábitos saudáveis preventivos. O câncer é a segunda causa mais comum de morbidade e mortalidade. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima cerca de 600 mil novos casos até o fim deste ano, sendo que um terço das mortes está associado ao alto índice de massa corpórea, dieta pobre em frutas e vegetais, sedentarismo e uso de álcool e tabaco.

O Parque Municipal Américo Renné Gianetti fica na Avenida Afonso Pena, 1377, no Centro de Belo Horizonte.