Institucional

Cortes na Fapemig preocupam comunidade científica de Minas

Apoio da instituição é fundamental para a economia do estado, avalia reitora da UFMG

Laboratório de pesquisa na UFMG: cortes afetam atividades científicas no estado
Laboratório de pesquisa na UFMG: cortes afetam atividades científicas no estado Foca Lisboa / UFMG

A UFMG e diversas instituições de pesquisa e ensino superior de Minas Gerais serão fortemente afetadas pela interrupção no aporte de recursos recém-anunciada pela Fapemig, fundação que apoia a pesquisa científica e a inovação tecnológica. Entre outras medidas, provocadas pela severa crise fiscal por que passa o estado, a entidade emitiu comunicado sobre prorrogação de projetos aprovados e não pagos, suspensão de novas chamadas públicas e de novas bolsas de mestrado e doutorado.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida disse, nesta quinta-feira, 28, que o corte dos recursos é motivo de grande apreensão para instituições e cientistas que atuam no estado. “As medidas terão forte impacto na economia, desestimulando e desacelerando a pesquisa, que é fundamental para o desenvolvimento de Minas Gerais. O investimento em educação, ciência e tecnologia é ainda mais importante em momentos de crise”, afirmou a reitora, em entrevista à Rádio UFMG Educativa.

Sandra Goulart acrescentou que as instituições estão empenhadas em reverter o quadro de restrições imposto à Fapemig. A UFMG é uma das 17 signatárias de manifestação divulgada pelo Fórum Mineiro das Instituições Públicas de Ensino Superior. A carta alerta para os prejuízos causados pelos cortes realizados e declara que as instituições estão à disposição do governo do estado para apoiar a busca de soluções. 

Reportagem da Rádio UFMG Educativa traça um panorama, em outras instituições do Estado, do impacto da interrupção de investimentos anunciada pela Fapemig. 

A reitora também chamou a atenção para a importância de se cumprir a Constituição de Minas Gerais, que determina a destinação de 1% do orçamento à Fapemig. Nos últimos anos, esse dispositivo já não vinha sendo cumprido, provocando a redução dos financiamentos. “O texto constitucional reflete o entendimento da relevância do papel da Fundação para o desenvolvimento do estado. A contribuição de instituições como a UFMG só é possível com o efetivo aporte de recursos por parte da Fapemig”, concluiu a reitora.

Em nota publicada em seu portal no último dia 22, a Fapemig explica a dificuldade de honrar compromissos e enumera as ações e programas afetados.