Notícias Externas

Cortes no CNPq comprometem desenvolvimento do Brasil

4º episódio do "Outra estação" discute impactos dos cortes para a ciência, saúde e economia do país

Rodolfo Giunchetti está desenvolvendo uma vacina contra dengue, zika e chikungunya, mas o trabalho corre o risco de ser interrompido com os cortes no CNPq
Rodolfo Giunchetti está desenvolvendo pesquisa que pode resultar em vacinas contra dengue, zika e chikungunya, mas o trabalho corre o risco de ser interrompido com os cortes no CNPq Júlia Duarte I UFMG

O futuro da ciência brasileira está em risco. Responsável pelo financiamento de um terço dos trabalhos acadêmicos produzidos no país, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), não tem recursos garantidos para pagar as bolsas até o fim do ano. Há o temor inclusive de que o CNPq possa ser extinto ou fundido a outras agências de fomento.  

Mas afinal, por que os investimentos no CNPq são tão importantes e que diferença eles farão para o Brasil? Como a falta de recursos pode comprometer a formação de futuros cientistas e até agravar a crise financeira que o país enfrenta? Esse é o tema do 4º episódio do programa Outra estação (05/09). 

Para fazer essa discussão e trazermos alguns exemplos concretos de como a ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento do país nós ouvimos pesquisadores, representantes de entidades científicas e ex-ministros da ciência. Também ouvimos bolsistas que dependem dos pagamentos do CNPq para honrar suas contas. 


O futuro da ciência sob risco

O primeiro bloco do programa traz números e análises que dimensionam a importância do CNPq para a pesquisa brasileira. Nós ouvimos o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, a SBPC e a Fapemig para entender melhor o que significam os cortes e como eles colocam o risco o futuro do Brasil.

Ouça o bloco 1 do programa "Outra estação"

Ciência, inovação e competividade econômica

Nalbert Pietro foi oito vezes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas a agora teme ficar sem a bolsa que conquistou para cursar graduação
Nalbert Pietro foi oito vezes medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas a agora teme ficar sem a bolsa que conquistou para cursar graduação Arquivo pessoal

O segundo bloco do programa traz exemplos concretos de como o investimento na pesquisa brasileira pode se traduzir em aumento de competitividade para a indústria e a agricultura do país. Nós ouvimos dois ex-ministros da ciência e também um especialista em geopolítica.

Também neste bloco do programa ouvimos pessoas que dependem do dinheiro do CNPq não só para dar continuidade aos estudos, mas também para pagar as contas. Mostramos como pesquisas de extrema relevância para o país, como a que busca uma vacina para doenças como a dengue, podem ser perdidas se nada for feito para reverter os cortes na agência. 

Você também vai ouvir o relato de um medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática e saber como o falta de recursos para o CNPq impacta toda a cadeia de formações de cientistas brasileiros.

Ouça o bloco 2 do programa "Outra estação"

Para saber mais sobre o tema:

Site do CNPq

Mapa de investimentos do CNPq com dados sobre projetos implementados

Moção da SBPC para recomposição do orçamento do CNPq

Manifesto de ex-presidentes do CNPq

Manifesto dos coordenadores dos INCT's

Conselho universitário da UFMG divulga moção em defesa do CNPq

Levantamento feito pelo Jornal da UFMG sobre a proposta orçamentária do CNPq para 2020

Lei que criou o CNPq

Produção:

Outra estação desta semana (05/09) teve apresentação de Luana Lima, produção de Luana Lima, Breno Benevides e Larissa Reis. edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Breno Rodrigues. O programa Outra estação explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, buscando dados e conversando com pessoas que possam trazer contribuições sobre o assunto. Na Rádio UFMG Educativa, em 104,5 FM, o programa vai ao ar às quintas, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O Outra estação também fica disponível nos aplicativos de podcast.