Saúde

Covid-19: professores e técnicos da UFMG serão vacinados na sexta e no sábado

Prefeitura ampliou campanha de imunização para trabalhadores dos ensinos fundamental, médio e superior de Belo Horizonte

'Drive-thru' montado no campus Pampulha para a campanha de imunização contra a covid-19
'Drive-thru' montado no campus Pampulha para a campanha de imunização contra a covid-19 Catarina Mota Coelho | UFMG

Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFMG com 18 anos ou mais (completos até 30 de junho), incluindo terceirizados, poderão tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira, dia 4, e sábado, dia 5, nos postos de saúde (fixos e extras, das 7h30 às 16h) e nos pontos de drive-thru (das 8h às 16h) espalhados por Belo Horizonte. A lista, disponível no site da Prefeitura, inclui o posto instalado no campus Pampulha.

Para ser vacinado, o profissional precisa atender aos seguintes critérios: ser trabalhador da educação superior em Belo Horizonte, não ter sido vacinado contra a covid-19, não ter tomado qualquer outra vacina nos últimos 14 dias e não ter contraído a doença com sintomas iniciados nos últimos 30 dias.

O trabalhador também deve apresentar documento de identificação com foto e outro que comprove seu vínculo com a UFMG, como contracheque emitido nos últimos três meses, carteira ou contrato de trabalho. No caso de profissionais terceirizados, as pró-reitorias de Recursos Humanos e de Administração poderão fornecer a comprovação necessária.

De acordo com a professora Cristina Alvim, coordenadora do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, a ampliação da vacinação para os trabalhadores da educação superior traz mais segurança para a comunidade universitária, principalmente para as pessoas que desempenham atividades presenciais que não podem ser executadas em modo remoto. “Vale ressaltar que a melhor vacina é a que está disponível. Todas apresentam eficácia e segurança satisfatórias e estão contribuindo para salvar vidas. O mais importante é que tenhamos um contingente crescente de pessoas imunizadas. O ato de vacinar é um pacto coletivo”, destaca a professora. A UFMG está na etapa 1 do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto.

Todas as informações sobre a vacinação em Belo Horizonte podem ser consultadas no site da Prefeitura.

Outros grupos
Além dos profissionais de ensino superior que atuam em Belo Horizonte, a Prefeitura está ampliando, a partir de amanhã, dia 1º, a imunização para trabalhadores dos ensinos fundamental e médio, grupo que inclui profissionais do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico, além de pessoas com deficiência permanente que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e se cadastraram no portal até as 23h59 do dia 30 de maio. Trabalhadores do transporte aéreo residentes em Belo Horizonte também estão incluídos nesta etapa da campanha.