Notícias Externas

Crescimento da população idosa exige atenção do novo prefeito de BH

No quinto episódio da série ‘Vote com ciência’, diretora da Escola de Enfermagem destaca combate à violência e acessibilidade urbana como desafios

Idosos já representam 14% da população brasileira
Idosos já representam 14% da população brasileira Steve Buissinne I Pixabay

“Se nossos candidatos não estiverem alinhados com a perspectiva de entender que a população envelhece, que ela precisa de atenção diferenciada, nós podemos, daqui a um tempo, ter que cuidar de pessoas idosas muito adoecidas.” A avaliação é da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares, entrevistada no quinto episódio da série Vote com ciência. Ela é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano da UFMG.

Para a professora, que atuou durante dez anos no Conselho Municipal do Idoso, a saúde mental também precisa ser foco de atenção, já que o isolamento social e a pandemia de covid-19 acentuaram ainda mais esse problema entre essa parcela da população. Ela destaca que o novo prefeito ou prefeita de BH precisa pensar em políticas com foco na melhoria da acessibilidade da cidade e no combate à violência contra o idoso. Ouça o quinto episódio da série Vote com ciência.

Ouça o quinto episódio da série "Vote com ciência" sobre o tema políticas para idosos

Na série, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, sugerem políticas que precisam ser implementadas e dão dicas para o eleitor não cair em ciladas.

Os quatro primeiros programas trataram do Sistema Único de Saúde (SUS), de educação infantil, população em situação de rua e segurança pública. Na segunda-feira, 26, as políticas para o turismo na capital mineira serão abordadas pela professora Marcia Lousada, do Instituto de Geociências da UFMG .

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.