Notícias Externas

Fernando Anitelli, d’O Teatro Mágico, traz show voz e violão para BH

Formato intimista foi pedido do público e resgata origens da trupe com a magia e a essência dessa caminhada sonora

No repertório, músicas novas, clássicos e ‘lados B’  do Teatro Mágico, além de algumas releituras
No repertório, músicas novas, clássicos e ‘lados B’ do Teatro Mágico, além de algumas releituras Filipe Nevares/Divulgação

No próximo sábado, 11, o cantor e compositor Fernando Anitelli, fundador do Teatro Mágico, apresenta em Belo Horizonte um show solo e intimista. O grupo, formado por cinco músicos e três artistas bailarinas performáticas, tem como marca a união entre circo, teatro, poesia e música. São 18 anos de trajetória, com 5 álbuns, 3 DVDs e músicas conhecidas como O Anjo Mais Velho, Nosso Pequeno Castelo e Eu não sei na verdade quem eu sou. Diferente dos espetáculos comuns da banda, desta vez sobe ao palco somente Anitelli e seu violão, com espetáculo inspirado no formato dos cancioneiros e apresentando o Teatro Mágico em seu estado essencial, sua origem. 

O ator, compositor e músico foi o convidado do programa Noite Ilustrada desta quinta-feira, 9, e ocupou o espaço para conversar não só sobre o show Teatro Mágico Voz e Violão, mas também sobre referências na música, poesia, cultura, processos de criação e muito mais. Relembrando o começo do projeto, Anitelli contou que os encontros do Teatro Mágico surgiram como uma possibilidade de catarse criativa para ele, algo que ofereceu a inspiração máxima para a concepção da identidade do grupo. A ideia era refletir a pluralidade do ser nos palcos, levando diferentes formas de arte num processo de eterna mutação. 

Em 18 anos, a trupe nunca teve a mesma formação em diferentes álbuns. O convidado explicou que isso se deve justamente ao interesse pela experimentação, à caminhada de constante renovação do projeto musical. “Um jardineiro que só enxerga o joio e o trigo vai deixar de enxergar as mil e uma flores que compõem o seu jardim. Então, aquilo somos todos nós, essa pluralidade, foi sempre o norte do Teatro Mágico, buscar essa dimensão onde a gente pode misturar tudo numa coisa só”, explicou o cantor. Para ele, o formato voz e violão é uma maneira de demonstrar como surgem as canções e, por isso, vai aproveitar o show para contar sobre os bastidores da palavra e da música. O músico também prometeu que não vão faltar as tradicionais interações com o público. “Eu não consigo ficar sem cutucar a plateia", brincou Anitelli.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

O show Teatro Mágico - Voz e violão será realizado às 20h do próximo sábado, 11, no Underground Black Pub, em Belo Horizonte. O endereço é Avenida Itaú, 540, bairro Dom Cabral. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla. Acompanhe no Instagram o Teatro Mágico e o trabalho de Fernando Anitelli. Se for comparecer ao evento, não se esqueça de usar sempre a máscara, cobrindo nariz e boca, evitar aglomerações e higienizar bem as mãos. Ainda estamos em pandemia e esses cuidados tornam sua participação mais segura.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas