Crianças superdotadas serão avaliadas por pesquisadoras da Fafich

Com acompanhamento da família, voluntários serão submetidos a questionários e testes

.
Alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos ou extrema curiosidade podem demandar investimento diferenciado na educação da criançaKelly Sikkema | Unsplash

Pais ou responsáveis que identifiquem sinais de habilidades incomuns ou superdotação em seus filhos podem participar de projeto que busca avaliar cognitivamente crianças de nove e dez anos com esse perfil, por meio de teste de desempenho escolar e de medidas cognitivas.

A pesquisa é conduzida pela psicóloga e mestranda em Neurociências Gabriela Anunciação, sob supervisão da professora Carmen Flores-Mendoza,  coordenadora do Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (Ladi), do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Acima da média
De acordo com Gabriela Anunciação, as crianças investigadas devem apresentar sinais como alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos acima da média, desempenho escolar de destaque e extrema curiosidade por assuntos gerais ou específicos.

A psicóloga ressalta que não se trata de um diagnóstico psicológico. “Os resultados serão entregues aos familiares e podem servir de parâmetro para a tomada de decisões sobre a educação da criança”, sugere a autora da pesquisa.

As avaliações ocorrerão ainda em agosto. As tarefas serão repassadas para as famílias de forma remota. É exigido o uso de notebook ou computador de mesa, já que as avaliações não serão feitas pelo celular. Três ou quatro sessões serão realizadas durante duas semanas.

O agendamento depende da autorização dos responsáveis pela criança. Todo o processo é gratuito. Os contatos devem ser feitos pelo e-mail altashabilidadesufmg@gmail.com.