CT Vacinas simula diagnóstico da covid-19 na semana de ciência e tecnologia

Demonstrações ao vivo são feitas por 10 pesquisadores em laboratório de vidro montado no Parque da Cidade, em Brasília

Pesquisadoras do CT Vacinas no
Pesquisadoras do CT Vacinas no "Laboratório BBB", montado para as demonstrações Divulgação | CT Vacinas

Um laboratório de vidro com cerca de 10 metros quadrados e um estande de quatro metros quadrados foram montados pela equipe do CT Vacinas UFMG no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, que abriga, em Brasília, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020. O evento foi aberto na última terça, 8, e prossegue até domingo, 13 de dezembro. No ambiente de vidro, apelidado pela equipe de “Laboratório BBB”, os pesquisadores demonstram aos visitantes as etapas e procedimentos necessários para a realização do diagnóstico molecular (teste PCR) para a covid-19.

No estande, os pesquisadores dão continuidade à explicação com ênfase nos insumos usados na realização dos exames e apresentam os projetos de testes e vacinas contra o coronavírus em desenvolvimento na UFMG com o apoio da Rede Vírus, núcleo criado pelo governo federal para  combater o coronavírus. Com a iniciativa, o CT Vacinas quer promover a aproximação da ciência com o público e mostrar a importância de o Brasil investir em pesquisa, para não somente enfrentar um cenário de pandemia, como o atual, mas, sobretudo, para sustentar seu desenvolvimento econômico e social.

Participam da atividade dez integrantes do CT Vacinas UFMG – cinco bolsistas de iniciação científica, quatro pós-graduandos e um pós-doutor. A simulação do diagnóstico é realizada a cada hora por três pesquisadores em sistema de revezamento. Conforme ressalta a coordenadora do CT Vacinas, Ana Paula Fernandes, que é professora da Faculdade de Farmácia, o convite para a montagem do “Laboratório BBB” foi feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que assumiu os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação da equipe.

Ressaltando a necessidade de respeitar os protocolos de saúde e segurança estabelecidos para evitar infecções pelo coronavírus, a professora destaca a importância da iniciativa, que tem potencial de mostrar à sociedade a relevância da pesquisa científica. “Em meio a uma crise como a que estamos vivendo, temos feito um grande esforço conjunto, envolvendo pesquisadores de diferentes instituições, para buscar soluções de alcance nacional capazes de reduzir a nossa dependência de outros países. Temos capacidade para isso e não podemos deixar de investir em ciência e inovação”, afirma Fernandes, que figura em uma lista dos dez cientistas brasileiros que estão revolucionando o combate ao coronavírus, segundo o canal de tecnologia do UOL.

Pesquisadora simula coleta de material para o teste em visitante da Semana
Pesquisadora simula coleta de material para o testeDivulgação CT Vacinas

Cooperativa de laboratórios
O CT Vacinas UFMG, instalado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), é um dos quatro centros de tecnologia criados com base na Chamada PACT-01/2012, da Pró-reitoria de Pesquisa. Desde 2016, atua em parceria com o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas). Ele está entre os sete laboratórios que integram a Rede CooLabs, o Programa Cooperativa de Laboratórios da UFMG, criado para sistematizar o atendimento às demandas da sociedade. A cooperativa aumentou substancialmente a disponibilidade e o acesso a exames moleculares para dar suporte laboratorial à detecção da covid-19. Essa experiência bem-sucedida levou a UFMG a assumir a coordenação do projeto de laboratórios de campanha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que envolve outras 12 instituições, também com o objetivo de ampliar os testes da covid-19.

“Os resultados dessa parceria só reforçam a importância da articulação entre a academia, o Estado em seus diversos níveis e a sociedade”, ressalta a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. A experiência, conforme destaca o pró-reitor de Pesquisa, Mario Montenegro Campos, deixa um “legado caracterizado pela formação de pessoal altamente qualificado, pela infraestrutura de apoio para casos de emergência em vigilância sanitária e pela geração de conhecimento de ponta”.

O evento
Mobilizar crianças, jovens e famílias para a valorização da ciência e tecnologia é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020, que, em sua 17ª edição presencial, aborda o tema Inteligência artificial, a nova fronteira da ciência brasileira. O evento segue até domingo, 13 de dezembro. As atividades ocorrem de forma presencial, respeitando as medidas de segurança necessárias para o combate à pandemia de covid-19.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG