Extensão

Preparatório gratuito para o Enem oferece aulas on-line durante a quarentena

Outro cursinho com o mesmo objetivo é destinado a imigrantes

O projeto de extensão Face Educa – curso gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – está oferecendo videoaulas e aulas ao vivo em um canal do YouTube criado especialmente para o período de distanciamento social, a fim de manter a programação de preparação para as provas. 

Os vídeos, produzidos pelos mesmos professores envolvidos na versão presencial do curso, podem ser acessados por toda a comunidade externa. Os alunos com matrícula presencial, por sua vez, contam com monitoria on-line, por WhatsApp, hangouts e e-mail. Todas as atividades são gratuitas.   

Imigrantes
Iniciativa semelhante é a do Projeto Pró-Imigrantes, responsável pelo cursinho popular de preparação de estudantes imigrantes e refugiados para o Enem na UFMG, que desde segunda-feira, 20 de abril, está ofertando suas atividades remotamente, em aulas assíncronas. 

De acordo com a professora Luciane Corrêa Ferreira, líder do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (Geceir) da Faculdade de Letras da UFMG, do qual o projeto faz parte, as inscrições estão abertas para imigrantes, pessoas em situação de refúgio e seus filhos. Após consulta realizada com os alunos já matriculados, o aplicativo de mensagens WhatsApp foi escolhido como plataforma para troca de informações, já que se trata da única ferramenta de que todos os matriculados dispõem para acesso ao conteúdo. 

Além de textos e áudios, o material do curso também será disponibilizado na plataforma Google Classroom. Estudantes matriculados poderão agendar atendimento para dirimir dúvidas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail proimigrantes@gmail.com.

Ficha técnica: Artur Horta (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)