Ensino

Curso de graduação em Estatística completa 40 anos

Data será comemorada em edição especial do Dia do Estatístico

Em sua quarta edição, Dia do Estatístico vai comemorar as quatro décadas de fundação do curso
Em sua quarta edição, encontro do Dia do Estatístico vai comemorar as quatro décadas de fundação do curso Site Dia do Estatístico

Mais antigo de Minas Gerais e nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso de graduação em Estatística da UFMG faz 40 anos neste ano. A data será celebrada nesta quinta, 7, e na sexta, 8, durante a quarta edição do Encontro Comemorativo do Dia do Estatístico. “O significado desse marco é o sentimento de dever cumprido. Formamos bons profissionais nesse período, e isso comprova que o curso cumpriu muito bem o seu papel”, avalia a professora Thais Rotsen, coordenadora do curso. 

Na UFMG, o estudante de estatística pode optar por um entre os dois percursos: o teórico, que prepara o aluno para a pós-graduação, e o aplicado, com ênfase maior no mercado de trabalho. Durante o curso, o aluno também pode escolher disciplinas optativas que conferem direcionamento para uma área específica (ciências da saúde, ciências econômicas, indústria). Além disso, a instituição oferece diversas oportunidades de iniciação científica, iniciação à docência e iniciação à extensão e uma empresa júnior de consultoria estatística, totalmente administrada pelos alunos do curso.

“Temos recebido profissionais de outras áreas, muitos até com pós-graduação concluída, que procuram nosso curso como uma segunda graduação. Mas a maioria ainda são jovens que acabaram de finalizar o segundo grau”, afirma a coordenadora sobre o perfil dos ingressantes no curso.

O campo de atuação do estatístico é amplo, em locais como indústrias, instituições públicas, hospitais e instituições de pesquisa médica, empresas de opinião e mercado, bancos e companhias de seguro e centros de pesquisa. O curso forma profissionais que planejam a coleta, o processamento e a análise de dados, gerando informação. O estatístico está em alta, garante Thais Rotsen. "É uma das mais promissoras no ensino superior", afirma.

O curso de Estatística da UFMG foi criado em 1978 e foi reconhecido pelo MEC por meio da portaria 154, de 22 de abril de 1983. Começou suas atividades oferecendo 30 vagas no vestibular, até que, em 2009, com a implantação do Plano de Reestruturação e Ampliação da Universidades Federais (Reuni), passou a ofertar 45 vagas anuais. 

Também em 2009, os alunos de todos os cursos de Estatística do país foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade) pela primeira e única vez até o momento. O curso da UFMG obteve nota máxima (5).

Dia do Estatístico
A programação do Encontro Comemorativo do Dia do Estatístico inclui minicurso e palestras, e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. No caso do minicurso Grafos aleatórios, com o professor Adrian Pablo Hinojosa Luna, as inscrições estão abertas até esta terça-feira, 5 de junho, às 18h.

O evento é realizado desde 2015. Seu objetivo é oferecer aos alunos do curso um ambiente de conhecimento sobre a área e de valorização do profissional. “Procuramos sempre trazer palestrantes que estão inseridos no mercado de trabalho, mas sem esquecer de contemplar a experiência dos profissionais da academia”, explica a professora Ilka Afonso Reis, que integra a comissão organizadora do evento.

O encontro será aberto com palestra do professor aposentado Wanderley Ramalho. “Ele teve participação importante na construção do curso e é um grande entusiasta da profissão”, justifica Ilka Reis. 

Ana Carolina Carvalho Beltrão