Extensão

Curso a distância sobre manejo clínico de pacientes com Covid-19 começa hoje

Primeira turma reúne 500 profissionais de UTIs, prontos-socorros e UPAs; inscrições continuarão abertas enquanto houver demanda

Os primeiros 500 profissionais de saúde inscritos no Curso de manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva iniciam nesta segunda-feira, dia 20, as atividades da formação, que é gratuita e ministrada a distância. As inscrições continuarão abertas enquanto houver demanda.

Destinado a pessoas que atuam em unidades de terapia intensiva, de pronto-socorro e UPAs de instituições públicas de saúde de todo o país, o curso terá duração de 120 horas, com emissão de certificado.

A formação tem coordenação colegiada dos professores Andreza Werli-Alvarenga, da Escola de Enfermagem, Carolina Coimbra Marinho e Fernando Antônio Botoni, ambos da Faculdade de Medicina da UFMG, e reúne professores e profissionais das duas unidades, do curso de Psicologia da UFMG e de outras universidades federais, além de contar com apoio de várias entidades. 

Humanização dos profissionais
Um dos módulos que compõem a grade curricular é o Cuidar de si e do outro: dimensão da humanização na assistência à saúde, que trata da compreensão da situação de crise e desastres – na qual a pandemia se enquadra –, da comunicação eficaz e importância do trabalho em equipe e de estratégias para prevenção e promoção da saúde dos profissionais. O módulo será ministrado pela professora Tereza Cristina Peixoto, do Departamento de Psicologia da UFMG. 

O curso também foi abordado em outra matéria publicada no Portal UFMG, no início de abril. 

Ficha técnica: Jéssica Januário (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo).