Extensão

Curso de filosofia vai tratar da Revolução Científica

Túlio Xavier, do Departamento de Filosofia, vai conduzir as aulas semanais, de 2 a 23 de setembro

Túlio Xavier:
Túlio Xavier, professor da Fafich, é também astrônomo amadorAcervo pessoal

O projeto de extensão Filosofia na Praça vai tratar, em quatro encontros no mês de setembro, da Revolução Científica. O professor Túlio Xavier, do Departamento de Filosofia da Fafich, vai abordar os principais episódios históricos, acentuando os aspectos metodológicos e ontológicos, e os critérios de cientificidade mais relevantes para o debate contemporâneo sobre ciência.

As aulas serão nos dias 2, 9, 16 e 23, das 19h30 às 21h10, pela plataforma Webex. As inscrições devem ser feitas até 1º de setembro.

O projeto Filosofia na Praça, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFMG, com apoio do Espaço do Conhecimento UFMG, é aberto ao público geral e trabalha neste ano com o tema Quem tem medo das ciências?.  

À luz de diferentes perspectivas teóricas e de situações contemporâneas no Brasil e no mundo, abre-se espaço para discutir as relações entre filosofia, arte e ciências humanas e exatas, usando como fios condutores os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação, com base em autores como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper e Quine.

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto ou solicitadas pelo e-mail filosofianapraca@gmail.com.