Curso sobre prevenção ao suicídio é aberto na UFMG

Formação é mais um passo para a consolidação da política de saúde mental da instituição

Participantes reunidos na Sala de Sessões da Reitoria: curso é mais um passo na construção de uma política de saúde mental
Participantes reuniram-se hoje na Reitoria para o início das atividades Bárbara Gonçalves / Proex

O curso de extensão Modelos para a construção de um plano de prevenção do suicídio com o jovem universitário, ministrado pelo professor Marcelo Tavares, da Universidade de Brasília, teve início nesta segunda-feira, 13. A iniciativa é da Rede de Saúde Mental da UFMG, com apoio da Diretoria da Fafich e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento.

“É necessário pensar preventivamente, principalmente na perspectiva de toda a trajetória de sofrimento que leva ao ato em si”, afirma o professor Tavares. Durante sua exposição, ele lembrou que as dificuldades de rendimento acadêmico são indicadores de sofrimento. "Quando os estudantes começam a trancar disciplinas e semestres letivos, isso já é sinal de que algo não vai bem. Esse processo começa nos primeiros semestres e representa, na prática, uma oportunidade para desenvolver maneiras de ajudar esses jovens a superar as dificuldades”, afirma o professor.

Com inscrições encerradas, o curso está estruturado em quatro módulos: Intervenção preventiva e intervenção terapêutica: por um paradigma de integração de cuidados visando à saúde mental e ao bem-estar na juventude; Prevenção universal, seletiva e indicada no contexto universitário; Introdução à intervenção em crise: identificação e manejo da crise no contexto universitário e Intervenção em crise no contexto clínico.

Um dos participantes do curso, o médico psiquiatra Geraldo Alves Lacerda, do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), disse esperar que a formação o auxilie a “entender melhor as formas de prevenir os fatores de promoção do suicídio e a acompanhar essa proposta de trabalho, tanto na Rede de Saúde Mental, quanto no próprio Dast", disse.

A pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, que participou da abertura do curso, destacou que a UFMG vem trabalhando desde 2014 na construção de uma política de saúde mental. "Esse curso é mais um passo desse movimento”, afirmou.

Os dois primeiros módulos serão ministrados até esta terça-feira, 14. Os dois últimos ocorrerão nos dias 24 e 25 de setembro.

Bárbara Gonçalves / Assessoria de Comunicação da Proex