Formas de Ingresso

Curso técnico de teatro da UFMG recebe inscrições até 10 de janeiro

Prova consistirá na montagem de uma cena/atuação gravada, com dois a três minutos de duração

Cena 'Ex-ator', de Rafael Calú, será transmitida na sexta, 18 de junho
A cena/atuação teatral deverá ser executada e gravada pelo candidato em um ambiente de sua escolha; na foto, a cena 'Ex-ator', de Rafael Calú, formado recentemente pelo TURafael Calú

O processo seletivo 2022 do Teatro Universitário (TU) da UFMG para ingresso no primeiro ano do Curso Técnico em Teatro está com inscrições abertas. Os interessados podem se candidatar até a próxima segunda-feira, dia 10, pela página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG.

Podem concorrer candidatos que tiverem completado 16 anos de idade até a data da matrícula e que estiverem cursando ou já tiverem concluído o ensino médio ou curso equivalente. O valor da inscrição é R$ 100.

Estão sendo oferecidas 22 vagas: 50% para ampla concorrência e 50% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras.

A distribuição das vagas desse segundo segmento obedecerá a critérios fenotípicos e específicos (candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência) e de renda familiar. O edital com todas as informações relativas ao processo seletivo pode ser acessado aqui.

Prova de aptidão
O processo seletivo consiste em apenas uma prova de aptidão específica, de caráter eliminatório e classificatório. A prova não será presencial, mas gravada e enviada digitalmente para a Copeve pelo próprio candidato.

O envio deverá ser feito de 24 de janeiro a 7 de fevereiro via upload (carregamento) do arquivo, conforme orientações oferecidas pelo edital.

A prova de aptidão específica consiste em uma cena/atuação teatral de no mínimo dois minutos e no máximo três. Após a gravação do vídeo, ele não poderá sofrer cortes ou qualquer tipo de edição.

A prova deverá ser executada pelo candidato em um ambiente de sua escolha. A cena/atuação teatral deverá ser gravada em vídeo com áudio habilitado. A análise do vídeo servirá como único parâmetro para avaliação do candidato pela banca examinadora. Apenas a atuação do candidato será examinada. A qualidade técnica do vídeo não será considerada.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 21 de fevereiro, e o resultado final, no dia 25 do mesmo mês. Mais informações estão disponíveis na página da Copeve.