Ensino

Cursos de graduação buscam máximo aproveitamento dos resultados de avaliações externas

Em oficinas, representantes dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes trocam experiências e ‘aprendem’ a interpretar relatórios do Enade e de visitas técnicas do MEC

Representantes de 70 cursos participaram das oficinas organizadas pela Comissão Própria de Avaliação
Representantes de 70 cursos participaram das oficinas organizadas pela CPAFoto: Jebs Lima | UFMG

Representantes de colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) de 70 cursos de graduação da UFMG participaram, na tarde desta sexta, 8 de novembro, de três oficinas promovidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). O objetivo central foi ressaltar a importância de aproveitar da melhor forma os relatórios gerados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e pelas visitas técnicas do MEC, entre outros instrumentos.

Composta de seis docentes, cinco servidores técnico-administrativos, dois estudantes e um membro da comunidade externa, a CPA é vinculada diretamente ao gabinete da reitora e responsável pelo acompanhamento dos processos relacionados à avaliação externa dos cursos de graduação. Núcleos docentes e Colegiados trabalham em conjunto em busca de melhorias para os cursos. Os encontros como o desta semana (o nono) são anuais.

Pontos fortes e fracos
Uma das oficinas serviu para reflexões sobre pontos fortes e fracos dos cursos, troca de experiências e boas práticas entre os NDEs. Outra abrigou conversas sobre que impactos podem ter os resultados do Enade sobre os cursos, e a terceira enfatizou a importância de compreender e extrair informações dos relatórios produzidos pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que visitam os cursos de graduação.

“A mobilização dos NDEs e colegiados foi significativa, e a tarde foi muito produtiva. A ideia é que os representantes multipliquem o aprendizado no âmbito de seus cursos”, disse a professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional e presidente da Comissão Própria de Avaliação. Ela anunciou que está planejado para o ano que vem um encontro com o mesmo propósito no campus regional de Montes Claros. Viviane encerrou o encontro após participação do pró-reitor de Graduação, Bruno Teixeira.