Formas de Ingresso

Vagas são para os cursos de Biotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas

Ofertado pelo Coltec, curso subsequente em Biotecnologia
Atividade prática do curso subsequente em Biotecnologia Foto: Portal do Coltec

Até a próxima terça-feira, 10, o Colégio Técnico (Coltec) receberá inscrições para o processo seletivo para cursos técnicos subsequentes de Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, e Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação de Dispositivos Móveis. Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam uma formação técnica profissional.

A seleção será feita por meio de nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenha sido realizado entre 2017 e 2022. A inscrição custa R$ 30 e deve ser feita pelo site da Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (Copeve). Os cursos têm duração de dois anos e serão ministrados no período noturno, no campus Pampulha, a partir de março deste ano.

Os detalhes do processo seletivo estão disponíveis em edital. São ofertadas 36 vagas para o curso de Biotecnologia e 36 para o curso de Desenvolvimento de Sistemas. Das 72 vagas, 36 são reservadas para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, havendo ainda separação de vagas de acordo com a renda familiar bruta e a autodeclaração de negros (pretos ou pardos) ou indígenas. O resultado final será divulgado em 28 de fevereiro.

Os cursos
O curso técnico de Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, objetiva formar profissionais de nível técnico de excelência que tenham aptidão para desenvolver suas atividades profissionais voltadas para a atuação junto às indústrias farmacêuticas, médicas ou veterinárias. Os egressos poderão atuar na produção de imunobiológicos, como vacinas, diluentes e kits de diagnóstico de diversas doenças infecciosas ou não infecciosas.

Já o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação de Dispositivos Móveis, forma profissionais capazes de desenvolver programas de computador para dispositivos móveis, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Os participantes serão preparados para utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados, além de realizar testes em programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados.

Leia o edital do processo seletivo:

Luana Macieira