DCE terá eleição no dia 22, com votação remota

Quatro chapas disputam a próxima gestão; estudantes devem consentir que a UFMG informe seus e-mails institucionais à organização do processo

Manifestação em Belo Horizonte:
Manifestação dos estudantes em Belo Horizonte: próxima gestão do DCE terá início em 25 de novembro Samantha Jully | Acervo DCE-UFMG

Quatro chapas disputarão a próxima gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG em eleição que será realizada na segunda-feira, 22 de novembro, das 8h às 23h. A votação será remota, por meio de sistema eletrônico da Plataforma Helios. O próximo mandato terá início em 25 de novembro e duração de um ano.

Os estudantes estão recebendo, pelo e-mail institucional, mensagens em que a UFMG solicita autorização para informar os endereços eletrônicos à Junta Eleitoral do DCE (e a outras entidades representativas dos discentes que venham a promover eleições remotas). A resposta, que toma tempo muito curto, deve ser enviada até esta sexta, 19.

Segundo os organizadores do pleito, é importante que o consentimento seja dado o mais breve possível, para dar mais agilidade e segurança à alimentação do sistema. Os endereços dos estudantes serão inseridos no banco de dados da Helios para que a plataforma envie instruções, um token e o link para votar. Poderão participar da eleição 44.348 estudantes.

Nesta quinta, dia 18, às 17h30, haverá debate entre as chapas.

As chapas
Conheça as chapas concorrentes e os respectivos candidatos a coordenadores gerais. Além de três coordenadores gerais, a gestão do DCE tem outros 24 componentes.

Chapa 1 – Eu defendo a UFMG

Késsia Cristina Teixeira (Ciências Sociais)
Alexandre Antônio dos Anjos Júnior (Direito)
Sabrina Moreira Santos (Pedagogia)

Chapa 2 – Sem tempo para ter medo

João Márcio dos Santos Dias (Antropologia)
Gabriela Conegundes Carraro Arsênio (Teatro)
Caíque Belchior Henrique (Psicologia)

Chapa 3 – Nosso futuro não se negocia

Maria Fernanda de Macedo Costa (Psicologia)
Elisa Dias de Carvalho Campos (Filosofia)
Julia Santana de Melo (Artes Visuais)

Chapa 4 – Esperançar a UFMG - Transformar o futuro

Luiza Datas Cruz (Letras)
Carolina de Souza Laurentino (Veterinária)
Fê Araújo Costa (Medicina)

Mais informações sobre a eleição estão no perfil do DCE no Instagram.

O DCE-UFMG
O Diretório Central dos Estudantes da UFMG, criado em 1932, com personalidade jurídica própria, é o órgão máximo de associação e representação legal do corpo discente da Universidade. Segundo seu estatuto, o DCE-UFMG representa em juízo e também extrajudicialmente os interesses gerais e individuais dos estudantes. A entidade tem sede social e administrativa na Rua Guajajaras, 694, Centro de Belo Horizonte.

Itamar Rigueira Jr.