Institucional

De marca nova, Fundep resgata valor do papel de mediadora no sistema de ciência e tecnologia

Instituição passa a assinar Fundação de Apoio da UFMG

Nova marca evidencia atributos como 'mediação', 'apoio' e 'conexão'
Nova marca evidencia atributos como 'mediação', 'apoio' e 'conexão' Criação Marcelo Lustosa | Cedecom UFMG

A Fundep está de marca nova. Apoiadora da Universidade e de outras 28 instituições de ciência e tecnologia (ICTs) de todo o país, a instituição assina agora como Fundação de Apoio da UFMG.

A novidade foi apresentada em evento na última semana, no qual também foram feitas reflexões sobre o papel da fundação criada há 47 anos para promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade e que, mais tarde, expandiu sua atuação para dar suporte a projetos de extensão, ensino, cultura e desenvolvimento institucional, da UFMG e outras ICTs. 

A nova marca Fundep explora o conceito de conexão, evidenciando o lugar de mediação próprio à Fundação. Esse conceito foi apreendido na escuta de mais de 100 pessoas – colaboradores, parceiros e atores diversos do ecossistema de ciência e tecnologia.

'Colheita comum'
Durante o evento de lançamento da nova marca, a reitora Sandra Regina Goulart  Almeida ressaltou o papel da fundação de dar suporte à UFMG e sua condição de fundação autorizada a apoiar outras instituições brasileiras. “Em fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades justamente para ser esse ator que convida os demais para o coletivo. Numa interpretação livre, a Fundep nos lembra Guimarães Rosa, quando ele diz que o capinar é sozinho, mas a colheita é comum”, afirmou. 

O design da marca pretende, segundo a apresentação, representar uma fundação “contemporânea, sólida, múltipla e simples” que, a caminho dos 50 anos, “é cada vez mais mediação, apoio, conexão”.  

“Acompanhando as mudanças da sociedade, as marcas estão sempre se atualizando”, comentou o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez. A equipe de comunicação da Fundação, com apoio de vários outros setores, conduziu, segundo ele, “extenso e competente trabalho de investigação e tradução que resultou em uma nova marca que recupera a história e o vínculo da UFMG com a instituição e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro, já que a inovação se inscreve no DNA da Fundep”. 

Elos
Desenvolvida pelo designer Marcelo Lustosa, em uma parceria entre a Fundep e o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, a nova marca mantém o azul como cor principal e a harmonia da geometria tipográfica, que representam o vínculo da Fundep com a UFMG (cuja cor símbolo é o azul) e a solidez da própria instituição. A inovação está nas letras minúsculas, tendência do design contemporâneo. Os tipos em formato circular emergem de elos que fazem menção ao posicionamento da Fundep como conectora do ecossistema de ciência e inovação. Por fim, o encadeamento das letras faz referência à fluidez, ao fluxo ininterrupto e à gestão de ponta a ponta, que tornam a Fundep reconhecida como gestora de excelência e propositora de soluções para problemas complexos. 

Leia mais no portal da Fundep.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep