Debates on-line e aula pública mobilizam comunidade no Dia Nacional da Ciência

Reitora Sandra Goulart Almeida e a professora Santuza Teixeira, do ICB, participam de mesas que compõem a programação organizada pela SBPC

Marcha em defesa da ciência realizada em 2017 mobilizou participantes na Praça da Liberdade
Marcha em defesa da ciência realizada em 2017, em Belo Horizonte, reuniu pesquisadores na Praça da Liberdade Pedro Cabral

Nesta sexta-feira, 8 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove, em parceria com dezenas de entidades científicas e acadêmicas, uma série de atividades para enfatizar a importância do investimento em ciência e tecnologia.

Com o tema Ciência para todos, o objetivo principal das mesas é demonstrar o quanto a ciência está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e social de um país. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e a professora Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, participam das atividades, que têm início às 9h, com o debate Qual a importância das ciências da Comunicação no e para o cotidiano das pessoas?, promovido pela Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). A mesa será transmitida pelo YouTube.

Às 10h, a professora Santuza Ribeiro Teixeira participa da principal mesa-redonda do evento, intitulada Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso país. Coordenado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o debate contará também com a participação de Antonio José Roque da Silva, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Segen Farid Estefen, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A transmissão será realizada pelo canal da SBPC no YouTube.

Cortes orçamentários
A participação da reitora Sandra Goulart será na mesa sobre os cortes na educação, promovida pela seção estadual da entidade, a SBPC-MG. Com o tema Impacto dos cortes orçamentários para a ciência e a educação em Minas Gerais, a atividade, que começa às 16h, terá moderação de Andrea Mara Macedo (SBPC), que também é professora da UFMG. Também participam Marcelo Andrade (UFSJ/Foripes) e Aurélio Ferreira (IFMG/Inteligência Coletiva). A transmissão será feita pelo canal Ciência de MG no YouTube.

Também como parte da programação, será ministrada, a partir das 13h, aula pública presencial com o tema Ciência para todos: NÃO aos cortes! FNDCT e ICMS ficam!, promovida pelas secretarias regionais da SBPC em São Paulo, Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Cientistas Engajados, EngD, Sou_Ciência, União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) e Via Saber. O evento terá a participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e Soraya Smaili, coordenadora geral do Sou Ciência.

Às 14h, a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) promove o painel Ciência & democracia, com participação de Renato Janine Ribeiro, Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fábio Guedes Gomes, secretário executivo da ICTP.br, e Jean Paul Prates, senador e presidente da Comissão Legislativa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Senado Federal.  A atividade também terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

A tradicional Marcha Pela Ciência será realizada a partir das 16h, com concentração na Avenida Paulista, partindo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A programação, que está no site da SBPC, será acompanhada ao longo do dia nos perfis da entidade nas redes sociais (FacebookTwitter e Instagram).

Com SBPC