Pessoas

Deborah Malta, da Escola de Enfermagem, é a melhor cientista brasileira de 2023

Ranking é elaborado pela Research.com​, plataforma internacional de pesquisas acadêmicas

Deborah Malta
Deborah Malta: oportunidade de influenciarFoto: Arquivo pessoal

A professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem, foi a mais bem classificada, entre as brasileiras, no ranking anual das Melhores Mulheres Cientistas do Mundo, publicado pela plataforma Research.com. Na escala mundial, a professora ocupa a posição 885, somando 770 publicações e mais de 97 mil citações.

O ranking tem o objetivo de inspirar pesquisadoras e favorecer a visibilidade e a oferta de oportunidades para as mulheres em todos os campos da ciência. Em sua edição anterior, Deborah Malta havia figurado na segunda colocação entre as brasileiras. O Research.com é um prestigiado portal de pesquisa para classificações científicas. Tem como missão facilitar o progresso de professores, bolsistas de pesquisa e estudantes de doutorado ou mestrado.

Na classificação de 2023, foram examinados quase 167 mil perfis de cientistas, abrangendo 24 disciplinas de pesquisa. Muitos indicadores e métricas foram avaliados para determinar a inclusão de cada pesquisador.

Influenciar futuras gerações
"É uma oportunidade de influenciar futuras gerações de pesquisadoras", resume a professora sobre o reconhecimento. "Apenas duas pesquisadoras brasileiras aparecem no ranking [a outra é Maria Ines Schimidt, da UFRS]. Temos que reverter esse quadro e ampliar a participação de pesquisadoras latino-americanas. Investir em pesquisas é o caminho. O governo atual, diferentemente do seu antecessor, já está dando passos importantes para a valorização da ciência e da universidade pública”, comenta Deborah Malta.

Seus trabalhos mais citados são A pandemia da covid-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal (134 citações) e Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de covid-19 (85 citações).

No mês de outubro, Deborah Malta foi incluída, junto com outros 63 pesquisadores da UFMG, na lista dos cientistas mais influentes do mundo, produzida na Stanford University (EUA), com dados da base Scopus, da editora Elsevier.

Com Assessoria de Comunicação de Escola de Enfermagem