Denise Trombert, do ICB, lança projeto de videoaulas sobre redação científica

Iniciativa foi encampada pelo mestrado profissional em ensino de biologia (ProfBio)

Primeira live já tem mais de 2 mil acessos; “Como começar a elaborar um projeto de TCM” foi o tema abordado
A primeira live, postada no fim de junho, registrou mais de dois mil acessosReprodução

Com a paralisação das atividades de diversas escolas e universidades, alunos precisam, cada vez mais, encontrar fontes confiáveis para seus estudos. Foi o que percebeu a professora Denise Trombert Oliveira, do Departamento de Botânica da UFMG e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). Ela lançou no YouTube o projeto Vamos nessa ProfBio, em que ministra aulas e dá sugestões acadêmicas e metodológicas a estudantes de todo o país.

“Por demanda dos meus alunos do ProfBio, aceitei o desafio de fazer algo remotamente, que pudesse facilitar a vida deles. No ProfBio, quase todos os alunos estão escrevendo projetos ou trabalhos finais. Foi o jeito que encontrei para chegar a todos”, revela Denise.

As aulas tratam de dois tópicos: redação e comunicação acadêmico-científicas. Entre os temas, estão Como começar a elaborar um projeto de TCM, Os cuidados na redação e O que é plágio. Desde o fim de junho, ela posta um conteúdo novo a cada semana em seu canal no YouTube. A série reunirá 18 vídeos. “Os alunos do ProfBio são minha motivação, mas as aulas servem para qualquer aluno de pós-graduação que está desenvolvendo trabalhos finais”, explica.

Sem experiência na área do audiovisual, Denise teve de aprender a operar o programa e publicar vídeos. Em maio, ela participou da oficina Produção de recursos educacionais, ofertada pelo Giz UFMG.

“A primeira atividade da oficina me fez perder o medo da câmera e me ensinou, entre outras boas coisas, como produzir um vídeo, aprendizado muito necessário em tempos de ensino remoto emergencial. Nunca tinha feito um vídeo até um mês atrás”, conta Denise, que pretende continuar movimentando o canal após o período de isolamento.

Injeção de ânimo
Com aulas suspensas, o canal de Denise Trombert impulsionou o retorno de alguns alunos às atividades acadêmicas. “Para mim e a maioria da minha turma (2018), foi uma injeção de ânimo, pois muitos estavam estagnados, desassistidos ou simplesmente atolados de teletrabalho. Para os ingressantes (turma 2020), o canal certamente será a solução de vários pequenos problemas”, acredita Luiza Barud, mestranda pelo ProfBio UFMG e professora da rede estadual de Minas Gerais. Para ela, as aulas evitam que os mestrandos façam conjecturas equivocadas do processo do Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM) e recorram a atalhos perigosos.

O projeto de Denise Trombert vem alcançando boa receptividade. Sua primeira live, realizada no fim de junho, teve mais de duas mil visualizações. Com a colaboração do ProfBio, a professora está emitindo certificados para os estudantes. Os interessados devem preencher este formulário. Os certificados serão concedidos aos participantes que registrarem presença em cada um dos nove tópicos sobre redação acadêmico-científica.

Alcance nacional
Segundo Denise, o projeto foi “abraçado” pelo ProfBio, que fez bem mais do que viabilizar o certificado. “Temos incentivado ações como essas para que todos os alunos da rede tenham novas oportunidades. Conseguimos construir uma disciplina de alcance nacional”, comemora a coordenadora nacional do mestrado, Cleida Oliveira. “Já tivemos outra iniciativa de live, dos nossos colegas da UnB, também sobre um tema difícil para os nossos alunos, que é o ensino por investigação. A ideia é continuar com as lives", adianta Cleida.

O ProfBio é um programa de pós-graduação stricto sensu que visa qualificar professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de Biologia. A formação está pautada na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, por meio da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Samuel Resende