Deputada federal Dandara visita UFMG e recebe Medalha de Honra

Indicada pela Faculdade de Educação, parlamentar não estava presente à cerimônia que agraciou 24 ex-alunos de destaque

Alessandro Moreira, Dandara, Sandra Goulart e Andrea Moreno:
Alessandro Moreira, Dandara, Sandra Goulart e Andrea Moreno: ocupação de espaços públicos como estratégia de luta e resistênciaFoto: Jebs Lima | UFMG

A deputada federal Dandara (PT-MG), relatora do projeto de lei que revisou e aprimorou a Lei de Cotas em 2023, fez uma visita à UFMG na tarde desta sexta-feira, dia 25, quando foi recebida pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, pela diretora da Faculdade de Educação, Andrea Moreno, e por outros gestores. Dandara, que é mestra em Educação pela UFMG, recebeu das mãos da reitora a Medalha de Honra concedida a ex-alunos de destaque.

A parlamentar não compareceu à cerimônia de entrega da medalha a 24 ex-alunos de destaque da UFMG realizada no dia 5 de setembro, antevéspera do aniversário da Universidade. Na oportunidade, ela foi representada pela assessora Luana de Souza.

No encontro realizado no gabinete da reitora Sandra Goulart, a deputada disse que aprendeu desde cedo a ocupar espaços públicos como estratégia de luta e resistência. “Foi assim também na UFMG. Sabia da grandeza desta Universidade, mas ainda assim me surpreendi com o que encontrei. A FaE abriga espaços como o Território Freireano, o Jardim Mandala e vários grupos de pesquisa que estudam as relações entre raça, gênero e educação”, disse Dandara, cuja dissertação de mestrado trata da inserção de mulheres negras nos ambientes digitais.

Ao abrir a caixa onde a medalha é acondicionada, a deputada elogiou o design da comenda e afirmou que vai pedir à mãe para guardá-la em um lugar especial em Brasília. “Ela é a curadora das minhas homenagens”, brincou.

Sempre UFMG
A reitora Sandra Goulart disse à parlamentar que fazia questão de condecorá-la pessoalmente. “Você trabalha por uma sociedade melhor e mais equânime. Sua atuação é totalmente condizente com a missão da UFMG”, elogiou. “Muito nos honra conceder-lhe essa homenagem, e proclamamos aos quatro ventos que pessoas como você sempre serão UFMG”, afirmou a gestora.

A Medalha de Honra é outorgada a cada quatro anos a egressos e egressas que ofereceram contribuições relevantes à sociedade e à Universidade e se tornaram referências nas áreas em que atuam. A outorga se dá sempre por proposição das unidades acadêmicas originárias de cada homenageado e por indicações da Reitoria.

Trajetória
Dandara Tonantzin Silva Castro, natural de Gurinhatã, no Triângulo Mineiro, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2017, e concluiu mestrado na Faculdade de Educação da UFMG, em 2021. Em sua trajetória, ela se notabilizou como ativista social ligada à luta em defesa das mulheres, da negritude, de grupos periféricos e da comunidade LGBTQIA+. Foi eleita vereadora de Uberlândia, em 2020, e deputada federal, em 2022.

Na Câmara Federal, é vice-líder da bancada do PT, coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antirracismo, integrante titular da Comissão de Educação e presidente da Subcomissão Permanente de Educação Inclusiva e Ações Afirmativas.

Dandara foi a vencedora do Prêmio Congresso em Foco 2023 (categoria Defesa da educação), que reconhece parlamentares de destacada atuação legislativa. A deputada foi relatora do projeto de lei que garantiu a continuidade e a ampliação da Lei de Cotas (Lei 14.723, de 2023).