Institucional

Dez personalidades recebem a Medalha Mendes Pimentel nesta noite

Duas homenagens póstumas serão prestadas

Padre Vaz é reconhecido por sua vasta obra filosófica
Padre Vaz é reconhecido por sua vasta obra filosófica Nilson Marostica | CC BY-SA 3.0

Seis ex-reitores – Jaime Arturo Ramírez, Clélio Campolina Diniz, Ronaldo Tadeu Pena, Ana Lúcia Gazzola, Francisco César de Sá Barreto e Tomaz Aroldo da Mota Santos – receberão, nesta segunda-feira, dia 9, a medalha Mendes Pimentel, concedida a instituições, personalidades ou servidores que se destacaram pela relevância de sua contribuição à UFMG. A medalha também será entregue aos professores José Israel Vargas e Roberto Assis Ferreira. Os professores Henrique Cláudio de Lima Vaz (padre Vaz) e Jorge Brovetto Cruz receberão homenagem póstuma. 

A medalha foi instituída pela Portaria 017, de 28 de março de 2007, alterada pela Portaria 082, de 7 de maio de 2014. Foi entregue pela última vez em 2017, durante as comemorações dos 90 anos da UFMG. A comenda tem o nome do professor Francisco Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade. 

A cerimônia será realizada no auditório da Reitoria, a partir das 19h, em sessão pública dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, que comemora os 92 anos da UFMG e os 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Matéria publicada na edição 2.071 do Boletim UFMG traz um breve currículo de cada homenageado.