Notícias Externas

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é lembrado nesta terça-feira

Programa Conexões repercutiu a data, em entrevista com porta-voz do Centro de Valorização da Vida

Esta terça-feira, 10, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Por isso, durante o mês de setembro é realizada no Brasil a campanha Setembro Amarelo, responsável por colocar o tema e a saúde mental em evidência.

A campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, o projeto recebeu o apoio de escolas, universidades, entidades do setor público e privado, e também da população.

A iniciativa tem o objetivo de promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio, ao divulgar o tema e alertar a população para a importância da discussão. A cada ano, 800 mil pessoas se matam em todo o mundo. As taxas de suicídio são mais elevadas entre os homens, com exceção da China, e as mortes ocorrem mais em países em desenvolvimento. A auto-agressão está presente em todas as faixas etárias e é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a voluntária e porta-voz em Belo Horizonte do CVV Norma Moreira falou sobre o tema e a importância da data.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O telefone do CVV é 188. Atendimentos também são feitos por e-mail e chat. O posto de atendimento em Belo Horizonte fica na Rua Desembargador Barcelos, 1.286, no bairro Nova Suíça e funciona diariamente, das 15h às 23h.

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael