Notícias Externas

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: conheça o podcast ‘Inclusive Luísa’

Luísa Camargos, apresentadora do projeto que aborda inclusão e diversidade, falou sobre a iniciativa e a importância do 21 de setembro

Luísa é a primeira pessoa com Síndrome de Down a se formar em Relações Públicas no Brasil Divulgação

Nesse 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005, mas é comemorada desde 1982 por iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. O dia antecede o início da primavera, estação em que tudo floresce, e foi escolhido para representar o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

Apesar de representarem 24% da população, a sociedade ainda não é totalmente inclusiva e adaptada para essas pessoas. Por isso, a data é um marco anual de conscientização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência. Em comemoração, é lançado hoje o podcast Inclusive Luísa, realizado pelo projeto de mesmo nome da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), que traz visibilidade à luta contra a discriminação e segregação de pessoas com deficiência e discutem a integração e os direitos desse grupo, através de diferentes perspectivas.

Para entender a importância do Dia Nacional de Luta das Pessoas Com Deficiência e saber mais sobre a iniciativa, o Conexões dessa terça, 21, recebeu a apresentadora do podcast, integrante da equipe da AIC e formada em Relações Públicas, Luísa Camargos. Ela falou sobre a relevância da data para a conscientização da sociedade em geral a respeito da capacidade das pessoas com deficiência e abordou o capacitismo, explicando que ele pode se manifestar tanto na visão de que pessoas com deficiência não estão aptas a trabalhar e desenvolver outras atividades quanto no discurso que as trata como “coitadas”.

Luísa também ressaltou o apoio e acolhimento que recebe na AIC, onde trabalha, e deu detalhes do podcast Inclusive Luísa. O projeto conta com a participação de diversos convidados e tem como objetivo mostrar a capacidade das pessoas com deficiência e ampliar o conhecimento do público geral. Como mensagem final da entrevista, ela destacou o papel da união. “Sempre a família tem que lutar pelas pessoas com deficiência, além da Síndrome de Down tem outros tipos. E eles têm capacidades, independência, autonomia, tudo. A gente tem que ter uma visão mais de união e conversar mais sobre esse tema. Nós podemos tudo, nós, com Síndrome de Down, temos direito, respeito”, concluiu.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Podcast foi lançado nesse 21 de setembro
Podcast foi lançado nesse 21 de setembro Divulgação

O podcast Inclusive Luísa está disponível nas diversas plataformas de áudio. Nele, Luísa Camargos, que foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a se formar em Relações Públicas no país, recebe semanalmente convidados de diversas áreas para refletir e trazer visibilidade às discussões em torno dos direitos das pessoas com deficiência. Mais informações estão no site Inclusive Luísa. Para acompanhar a apresentadora, é possível acessar seu perfil no Instagram.

Nesta terça, 21, o Programa de Inclusão, Convívio e Acolhimento do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (PRO-ICA), apresenta o evento Conversando sobre os desafios do saber e do aprendizado, que discute os avanços e desafios da inclusão da pessoa com deficiência no espaço acadêmico. O diálogo é realizado a partir das 18h, no canal do PRO-ICA no YouTube. A participação é aberta ao público e fornece certificado, basta se inscrever gratuitamente através de link disponível na conta do PRO-ICA no Instagram.

Produção: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael e Alessandra Dantas.
Publicação: Alessandra Dantas