Extensão

Diagnóstico dos direitos da criança e do adolescente será apresentado em workshop na Face

Realizado pela Rede Transdisciplinar de Pesquisa com Crianças, Adolescentes e Jovens da UFMG, evento vai reunir especialistas de várias áreas do conhecimento

Um dos objetivos centrais dos pesquisadores que integram a Rede Transdisciplinar de Pesquisa com Crianças, Adolescentes e Jovens da UFMG é o diagnóstico que vem sendo feito a respeito do cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes de Belo Horizonte. Os dados mais recentes desse mapeamento, que está em andamento, serão apresentados na tarde desta sexta-feira, 20, em workshop no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A participação dará direito a certificado. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Gestão de Eventos da UFMG.

Rodrigo Zacarias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de BH, é um dos palestrantes do evento
Rodrigo Zacarias, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de BHFoto: Arquivo pessoal | LinkedIn

O encontro terá a participação de especialistas de várias áreas do conhecimento: servidores públicos, gestores, membros do terceiro setor, representantes de instituições de justiça do país e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte. Além de apresentar os resultados já alcançados no diagnóstico, o evento será um espaço para reflexões visando à produção de relatório e ao lançamento de plataforma interativa para a consulta contínua dos resultados da pesquisa, desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O evento
O workshop será aberto às 13h, com palestra de Assis da Costa Oliveira, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ex-coordenador no gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ele fará comunicação com o tema Políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes: principais desafios nacionais. Em seguida, às 13h45, Rodrigo Zacarias, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, falará sobre o tema Pontos centrais de um diagnóstico de políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes.

Na sequência, às 14h, será apresentado o diagnóstico. Essa exposição será feita por pesquisadores vinculados a quatro grupos de pesquisa da UFMG: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei), Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), Janela da Escuta e Polos de Cidadania. Por fim, às 15h15, o espaço será aberto para um debate entre todos os participantes do evento.

A Rede Transdisciplinar de Pesquisa com Crianças, Adolescentes e Jovens da UFMG é um grupo vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), da Universidade, que reúne pesquisadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Direito. O workshop é apoiado pelo Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da UFMG, pelo Ieat e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Belo Horizonte.