Carlos Aragão, da Finep, fala na UFMG sobre estratégias para fomento da ciência brasileira
Palestra será na manhã desta sexta-feira, no CAD 3; diretor também visitará o CTVacinas e se reunirá com gestores da UFMG e do MCTI para tratar do CNVacinas

O físico Carlos Aragão, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos, vai ministrar a palestra A Finep no apoio à CT&T na sexta-feira, 4, às 9h30, no auditório 106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3). Em sua fala, Aragão vai expor as estratégias, políticas e ferramentas da Finep para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. A palestra é aberta a toda a comunidade universitária, em especial pesquisadores e membros de grupos de pesquisa.
O professor Fernando Marcos dos Reis, pró-reitor de Pesquisa da UFMG, conta que a Finep consolidou-se como peça importante no financiamento de pesquisas brasileiras depois que os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do governo federal se tornaram sua principal ferramenta de financiamento. “Isso garantiu à Finep um orçamento maior, com mais perenidade e previsibilidade”, diz.
O pró-reitor acrescenta que a palestra é importante porque proporciona, aos pesquisadores da UFMG, mais conhecimento sobre o funcionamento da Finep. “É importante que os nossos pesquisadores conheçam como a Finep funciona para que eles possam elaborar propostas de financiamento de pesquisa mais competitivas.”
Ainda na sexta-feira, Carlos Aragão visitará o CTVacinas e se reunirá com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para conversar sobre o Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas).
Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho já havia ocupado o cargo de diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep no triênio 2005-2007. Mestre em Física pela PUC-Rio, ele é doutor em Física pela Princeton University e especialista em Teoria Quântica dos Campos e suas Aplicações. Fez residência pós-doutoral no CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) e na Universidade Paris XI – Orsay. Aragão também presidiu o CNPq de 2007 a 2011.
Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Sediada no Rio de Janeiro, ela é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Finep concede recursos reembolsáveis e não reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. Seu apoio abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. E também fomenta a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas e o desenvolvimento de mercados.