Arte e Cultura

Diretor do Giramundo reflete sobre as novas formas de fazer teatro

Marcos Malafaia gravou vídeo para o projeto 'Aulas abertas', do Centro Cultural UFMG

Marcos Malafaia é desenhista, artista gráfico, roteirista e diretor teatral
Marcos Malafaia é desenhista, artista gráfico, roteirista e diretor teatral Reprodução | YouTube

O artista Marcos Malafaia, diretor do Giramundo, convidado desta semana do projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, discorre sobre rumos tomados pela produção cultural do grupo neste período de isolamento social. O vídeo Giramundo digital: relatos de uma inundação ciberespacial tem duração de 12 minutos e está disponível no YouTube.

O Giramundo completa 50 anos em um momento de ruptura no modo de fazer cultura. No vídeo, Malafaia vale-se da experiência do próprio grupo para apresentar reflexões sobre as condições materiais da cultura e os desdobramentos dessa “invasão” do ciberespaço e de toda a comunicação mediada por meios eletrônicos, que substituem ou complementam a comunicação convencional entre os seres humanos. O grupo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Durante esse período, montou 36 espetáculos e acumulou um acervo de 1,5 mil bonecos.

Marcos Malafaia é desenhista, artista gráfico, roteirista e diretor teatral. É graduado em Sociologia, especialista em Arte-educação e mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. Ingressou no Giramundo em 1987. Dirigiu as montagens Pinocchio (2005), Vinte mil léguas submarinas (2007), Torres andantes (2011), Alice no país das maravilhas (2013) e O pirotécnico Zacarias (2019).

O projeto Aulas abertas oferece um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências em contexto de crise, apresentados por professores, pesquisadores e artistas convidados. A cada semana, uma nova aula é publicada nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site da Instituição.

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG