Arte e Cultura

Concurso de fotografia estimula criatividade no isolamento social

Iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais prevê inscrições até o final de setembro

DRI lança concurso de fotografia edição 2020
DRI lança concurso de fotografia edição 2020 Ursula von der Leyen/Wikimedia Commons

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG abriu inscrições para concurso de fotografia aberto à comunidade acadêmica, com o tema As relações através das telas. 

As inscrições poderão ser feitas até 27 de setembro, por meio de preenchimento de formulário online. Os candidatos deverão fazer upload de uma fotografia em extensão .jpeg e dar a ela um título.

O objetivo do concurso é pôr em pauta a internacionalização em casa, durante o período de ensino remoto emergencial, assim como incentivar a reflexão sobre a realidade brasileira por meio da arte, valorizando a criatividade, durante o período de isolamento. 

Após submissão e avaliação dos pré-requisitos, a fotografia será postada nas redes sociais da DRI e será levada a voto popular no perfil da Diretoria no Instagram (@ufmgdri). Os critérios de avaliação estão descritos na chamada pública.

Com um caráter artístico e cultural, o concurso pretende fomentar a coleta e preservação da memória visual do cotidiano, no ano de 2020, e construir discursos imagéticos que retratam a internacionalização em casa, em sua diversidade e extensão. O resultado será divulgado no site da DRI, até o dia 28 de outubro. Os trabalhos contemplados receberão certificados de premiação. Mais informações estão disponíveis no site da Diretoria.