Institucional

Dirigentes refletem sobre representatividade feminina

Seminário realizado na Faculdade de Medicina comemorou o Dia Internacional da Mulher

Reitora Sandra Goulart Almeida ao lado do diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves
Reitora Sandra Goulart Almeida ao lado do diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves Carol Morena / Faculdade de Medicina

A professora Sandra Regina Goulart Almeida é a terceira mulher a ocupar o cargo de reitora da UFMG em seus 91 anos de história. A vice-diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, é a primeira a exercer uma função na diretoria em 108 anos da Unidade. Sandra e Alamanda são exemplos da longa trajetória de luta por representatividade feminina, um dos eixos temáticos do seminário Mulheres em foco – recortes na contemporaneidade, realizado nesta sexta-feira, 8 de março, no campus Saúde. Durante o evento, que marcou o Dia Internacional da Mulher,  foram destacadas lutas históricas e atuais.

“Nossa posição diz muito sobre a dinâmica das relações de gênero na academia”, afirmou Sandra Goulart, que lembrou seu discurso de posse, em 2018, sobre o cargo também ser representativo às jovens e mulheres na necessária luta por emancipação, por liberdade e igualdade. “Não é pouca coisa e não são pequenos os interesses envolvidos. É uma luta antiga que precisamos todas abraçar, pois juntas somos e seremos sempre mais fortes”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Alamanda Kfoury conclamou as mulheres a tomarem frente na luta por uma sociedade mais igualitária. “Esse dia é um marco histórico para todas as lutas já travadas nos âmbitos político, econômico e trabalhista e é uma importante oportunidade de refletir sobre o nosso papel. Mulheres conhecidas, anônimas, com o seu ser, seu fazer e suas presenças vão desbravando espaço e construindo pontes para um país diferente”, disse. “A luta é de todas nós. E essa história deve ser contada pelas mulheres, que nos convidam a escutar as vozes das marias, das marieles, das malês”, continuou, parafraseando o samba-enredo da escola de samba Mangueira, vencedora da edição 2019 do carnaval carioca.

Leia a cobertura completa do seminário em reportagem publicada no Portal da Faculdade de Medicina.

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina