Disponível treinamento on-line para novos usuários do Sistema de Bibliotecas

Capacitação é obrigatória para calouros; cadastrados têm acesso a e-books e podem consultar a disponibilidade de empréstimos

vfs
Treinamento é obrigatório para os calourosYouTube

O treinamento dos usuários do Sistema de Bibliotecas, obrigatório para os calouros, está sendo realizado virtualmente. De casa, os novos usuários podem conhecer, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas e os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.

Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem a um questionário. Os calouros que alcançarem a nota mínima receberão certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário encaminhar esse certificado para a biblioteca da unidade acadêmica do estudante. A lista com os e-mails das bibliotecas da UFMG está disponível no site da Biblioteca Universitária (BU).

Agendamento
Acervos físicos e áreas de estudo permanecem fechados. Os serviços de empréstimo e devolução estão sendo realizados, de forma gradual, por meio de agendamento via e-mail, seguindo os protocolos de biossegurança do Ministério da Saúde. Os empréstimos realizados antes da pandemia continuam a ser renovados automaticamente, mas o usuário pode agendar a devolução.

Demais serviços, como treinamentos sobre bases de dados e acervos especiais, permanecem no modo virtual, com transmissão pela plataforma YouTube, e divulgados no perfil da BU no Instagram.

O acesso aos e-books da BU, na plataforma de leitura digital Árvore de livros, deve ser solicitado pelo e-mail bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br.

Também já está disponível o acesso à plataforma ProQuest's Arts E-book Subscription, que reúne conteúdos em artes. É necessário clicar em "solicitar conta", neste link, e preencher o formulário de solicitação.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária