Notícias Externas

Disseminação da Covid-19 na América Latina

A região já registra um terço dos casos de Covid -19 no mundo. Mais da metade deles se concentra aqui no Brasil.

Professora de Relações Internacionais Fernanda Cimini
Professora de Relações Internacionais Fernanda Cimini Arquivo pessoal

A América Latina já apresenta mais de 500 mil casos da Covid-19 confirmados. Entre eles, mais de 30 mil resultaram em mortes. As projeções preveem o avanço da doença pelo continente e preocupam, já que a região é composta majoritariamente de países emergentes ou pobres, com um grande índice de desigualdade. Somam-se a isso, os conflitos e as crises políticas e econômicas, que deixam esses países ainda mais fragilizados.

Dados coletados pela professora de Relações Internacionais da UFMG Fernanda Cimini e pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) - composto pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), indicam que o Brasil é o novo epicentro da covid-19 não só na América Latina, mas em todo o mundo.

Ouça a reportagem de Rodolfo Morais