Formas de Ingresso

Divulgada lista dos classificados na chamada regular do Sisu UFMG

Registro acadêmico será realizado de 20 a 23 de abril, pela internet

O registro acadêmico e entrega dos documentos, antes presencial, será totalmente virtual por causa da pandemia da covid-19
Registro acadêmico, antes presencial, será efetivado virtualmente por causa da pandemia da covid-19 Foca Lisboa | UFMG

Candidatos ao Sisu UFMG 2021 já podem consultar a lista de classificados na chamada regular na página do processo seletivo, por meio da qual deverão fazer registro acadêmico on-line e upload dos documentos, a partir desta terça-feira, 20, até 23h59 (horário oficial de Brasília) de sexta-feira, 23 de abril.

O registro acadêmico on-line, com upload dos documentos, é procedimento obrigatório para garantia da vaga para todos os candidatos classificados com entrada no primeiro e no segundo semestres letivos. O link do registro será fornecido nesta terça-feira, a partir das 12h.

A diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Inez Corrêa de Souza Pires, chama a atenção para o prazo do procedimento, impreterível até mesmo para os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio em virtude do atraso no encerramento do ano letivo de 2020 causado pela pandemia de covid-19. Para esses candidatos, o Sisu/UFMG disponibiliza termo de compromisso, que deverá ser preenchido e adicionado aos demais documentos para upload. Por meio desse documento, o classificado deve se comprometer a apresentar certificado e histórico escolar do ensino médio até 31 de agosto deste ano.

Opção de entrada no semestre seguinte
O candidato que concorreu em uma das modalidades de vaga para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras e que, por motivo relacionado à pandemia, não puder comparecer pessoalmente às bancas obrigatórias de heteroidentificação e de verificação e validação de sua condição pode optar por não ingressar no semestre para o qual foi classificado. Ele deve preencher e enviar formulário on-line para o e-mail dra@drca.ufmg.br, declarando essa opção e comprometendo-se a realizar, como os demais candidatos, o registro on-line e o upload dos documentos obrigatórios no período de 20 a 23 de abril, e aguardar publicação de orientações sobre cronograma para o procedimento presencial.

Saiba mais sobre o processo de heteroidentificação neste vídeo produzido pela TV UFMG.

Nome social
Os candidatos que desejarem requerer o uso do nome social no âmbito da UFMG deverão preencher o requerimento on-line e encaminhá-lo ao e-mail do DRCA (duvida@drca.ufmg.br), acompanhado da cópia do seu documento de identidade.

Estudantes veteranos também devem fazer a solicitação ao DRCA. No caso de servidores – docentes e técnico-administrativos –, o requerimento deverá ser encaminhado à Pró-reitoria de Recursos Humanos.

De acordo com a Resolução 09/2015, aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 2015, “o nome social é o prenome pelo qual pessoas travestis e transexuais se identificam, são reconhecidas e identificadas em suas relações sociais".

Teresa Sanches