Formas de Ingresso

Divulgadas segunda chamada da lista de espera e segunda antecipação de entrada do Sisu

Candidatos devem fazer registro on-line e 'upload' dos documentos obrigatórios até terça-feira, 11 de maio

Registro acadêmico e upload dos documentos devem ser efetuados na página do Sisu até o dia 11 de maio
Registro acadêmico e 'upload' dos documentos devem ser efetuados na página do Sisu UFMGGabriel Araújo / UFMG

Os candidatos selecionados na segunda chamada da lista de espera e na segunda antecipação de entrada para os cursos de graduação da UFMG deverão efetuar seu registro acadêmico on-line e upload dos documentos obrigatórios a partir desta sexta-feira, 7, até as 23h59 (horário oficial de Brasília) de terça-feira, 11 de maio, na página Sisu UFMG.  A lista com nome dos selecionados foi divulgada nesta sexta-feira, assim como as instruções sobre o processo.

O registro acadêmico on-line e upload dos documentos devem ser efetuados até mesmo por candidatos que não concluíram o ensino médio em virtude do atraso do encerramento do ano letivo de 2020 provocado pela pandemia de covid-19. Estudantes nessa condição poderão apresentar o certificado e o histórico escolar do ensino médio até 31 de agosto deste ano. Para isso, devem preencher termo de compromisso e acrescentá-lo ao upload dos documentos obrigatórios para registro acadêmico.

Reserva de vagas
Candidatos selecionados na segunda chamada da lista de espera e na segunda antecipação de entrada para ingressarem no primeiro período letivo de 2021 e que concorreram em uma das modalidades de reserva de vaga para pessoa com deficiência ou autodeclarada negra (preta ou parda) deverão se apresentar às bancas de verificação e validação e de heteroidenficação, no dia 13 de maio, conforme escala de atendimento.

O candidato que não puder comparecer por motivo relacionado à pandemia pode optar por não ingressar no semestre para o qual foi classificado. Ele deve preencher e enviar formulário on-line para o e-mail dra@drca.ufmg.br, declarando essa opção e comprometendo-se a realizar, como os demais candidatos, o registro on-line e o upload dos documentos obrigatórios no período de 7 de maio até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 11 de maio e aguardar publicação de orientações sobre cronograma para o procedimento presencial.

Em Belo Horizonte, os candidatos serão recebidos no Centro de Atividades Didáticas em Ciências Naturais (CAD1), no campus Pampulha, e em Montes Claros, no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

Interposição de recurso
Ainda nesta sexta-feira, a UFMG divulgou a lista dos candidatos da reserva de vagas classificados na chamada regular do Sisu 2021, para ingresso no primeiro período letivo, que tiveram matrículas confirmadas (1.032 candidatos) ou indeferidas (298 candidatos).

Os candidatos que tiveram a sua matrícula indeferida na reserva de vagas e tenham interesse em interpor recurso devem realizar cadastro como usuário externo do Sistema de Informações Eletrônico da UFMG até o dia 10 de maio, conforme orientações disponíveis na página Sisu UFMG.

As dúvidas relacionadas a esse procedimento devem ser encaminhadas para recurso@drca.ufmg.br.

Lista de espera
O candidato que manifestou interesse em permanecer na lista de espera por uma vaga da graduação da UFMG,  que não tenham sido convocados nesta segunda chamada e na segunda antecipação de entrada, continuam participando do processo, sem necessidade de formalizar nova manifestação de interesse.

Mais informações estão disponíveis na página Sisu UFMG e dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail duvidaregistro@drca.ufmg.br.