Formas de Ingresso

Sisu recebe inscrições a partir de terça-feira

Interessados em concorrer a uma das 6.309 vagas da UFMG devem usar a nota do Enem, já disponível

Candidatos às vagasda UFMG devem ter realizado Enem 2021 e se inscrever no Sisu
Candidatos às vagas da UFMG devem ter feito o Enem 2021 e se inscrever no Sisu Marcello Casal | Agência Brasil

O resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2021 já está disponível no site do Inep. A partir da próxima terça-feira, 15, até 18 de fevereiro,  o candidato que obteve nota na redação maior que zero e não participou do exame na condição de treineiro pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para concorrer a uma das vagas ofertadas pela UFMG.

Desde 2014, a Universidade aderiu ao Sisu para selecionar candidatos para preencher vagas de seus cursos de graduação ofertados nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros. Para a primeira edição do Sisu 2022, serão disponibilizadas 6.309 vagas em 79 cursos de graduação, para ingresso no primeiro e segundo semestres letivos deste ano. Para outros 12 cursos, a UFMG realiza processos próprios de seleção.

A inscrição no Sisu permite ao candidato acompanhar diariamente as notas de corte para o curso de seu interesse, o que favorece mudança de opção até o último dia do processo gerenciado pelo MEC. Além disso, pela classificação no Sisu, o candidato pode concorrer aos programas de bolsas (Prouni e Fies) do governo federal para as vagas ofertadas pelas universidades privadas.

Edital próprio
Somente após o resultado de classificação do candidato pelo Sisu, previsto para 22 de fevereiro, é que a UFMG  dará início ao processo de ocupação de suas vagas, conforme normas e orientações que serão publicadas em edital na  página Sisu UFMG.

Nesse site, o candidato acompanha todas as informações relativas ao processo, como número de vagas ofertadas por curso e semestre, documentação necessária para concorrer nas modalidades de vagas, procedimentos relacionados à heteroidentificação e pessoas com deficiência, registro e matrícula, entre outras.