Formas de Ingresso

Divulgado resultado do Enem, porta de entrada para a UFMG

Nota do Exame é usada no Sisu, cujas inscrições serão realizadas de 22 a 25 de janeiro

.
Candidatos do Enem, cuja nota é usada para selecionar os calouros das universidades federaisFoto: Rafa Neddermeyer | Agência Brasil

Foi divulgado na manhã desta terça-feira, dia 16, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.

A nota do Enem é usada no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), mecanismo de ingresso adotado por 127 instituições de ensino superior – incluindo a UFMG. As inscrições serão realizadas de 22 a 25 de janeiro por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ao todo, as instituições participantes do Sisu oferecem 264.360 vagas. Pela primeira vez neste ano, o processo seletivo ocorrerá apenas no início do ano e não terá uma segunda edição em junho.

Para concorrer ao processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem e não ter zerado a prova de redação. O estudante também não pode ter participado do Enem 2023 como treineiro – condição em que se enquadra o candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.

UFMG no Sisu
Na edição de 2024, a UFMG oferecerá 6.329 vagas em 82 cursos de graduação, já incluídas as três formações aprovadas em outubro de 2023 pelo Conselho Universitário: Engenharia de Materiais, Arqueologia e Ciência de Dados. Assim, a Universidade passa a contar com 94 cursos de graduação. Doze cursos têm processos seletivos próprios. As vagas são distribuídas nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros. O edital da UFMG relativo ao Sisu será publicado nesta semana.

A UFMG mantém uma página que reúne as principais informações sobre o processo seletivo. Na semana passada, foi publicado o termo de adesão da Universidade ao Sisu. O documento traz dados gerais sobre a instituição e sobre os cursos oferecidos.

No ano passado, a UFMG registrou 72.832 inscritos e 93.381 inscrições no Sisu, sendo 55,8% para a modalidade de reserva de vagas e 44,2% para ampla concorrência. O curso de Medicina foi o mais procurado, com 17.525 inscritos, seguido de Psicologia diurno (5.614), Direito diurno (4.289), Direito noturno (3.983) e Medicina Veterinária (3.861).