Notícias Externas

Documentário ‘Marco’ retrata processo criativo do fundador do grupo Uakti

‘Ao mesmo tempo que ele é um músico que faz várias coisas grandiosas, ele é uma pessoa muito simples e eu quis registrar isso’, afirma a cineasta Julia Baumfeld

Filme também foi selecionado para festivais de cinema na Bahia, Rio de Janeiro, Coimbra (Portugal) e Guangzhou (China)
Filme também foi selecionado para festivais de cinema na Bahia, Rio de Janeiro, Coimbra (Portugal) e Guangzhou (China) Reprodução/Vimeo Julia Baumfeld

A diretora e artista-pesquisadora Julia Baumfeld lança Marco, curta-metragem que explora a trajetória artística de Marco Antônio Guimarães, compositor, arranjador, construtor de instrumentos e violoncelista brasileiro. O documentário estreou recentemente com uma exibição presencial e integra a Mostra Sesc de Cinema, em formato on-line, a partir de sexta, 19.

O filme se constrói a partir de um apanhado de gravações e entrevistas realizadas ao longo de quatro anos. As imagens evidenciam o processo criativo do artista e retratam a aproximação da diretora com o músico, construindo uma relação afetiva que atravessa a produção. Ao longo das cinco décadas de carreira, Marco fundou o renomado grupo de música instrumental Uakti, compôs trilhas para o cinema e para peças de dança, além de 27 álbuns musicais.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta terça, 16, a cineasta Julia Baumfeld detalhou como foi registrar o processo criativo de Marco Antônio Guimarães e seu encontro com o músico. Durante a conversa, ela revelou como suas trajetórias se cruzaram. “Foi uma coisa quase mágica porque ele era meu vizinho na época e eu descobri que o aniversario dele era no mesmo dia que o meu. Eu já escutava muito das composições dele, ouvia o Uakti e as composições para filme, que ele fez muitas trilhas sonoras, e eu fiz uma pintura e deixei na porta da casa dele no dia do nosso aniversário. E daí começou a nossa amizade”, lembrou. 

A pesquisadora também adiantou que planeja a publicação de um livro sobre o processo de composição sonoro-visual de Guimarães. “O Marco elaborou algumas formas de composição com figuras geométricas, por exemplo, que são muito incríveis para o estudo e aprendizagem de música e eu reuni esse material ao longo da nossa amizade e pretendo lançar um livro sobre isso", explicou.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Marco poderá ser visto on-line na Mostra Sesc de Cinema, pelo canal do Sesc no YouTube, de 19 de novembro a 12 de dezembro. Está programada, ainda, uma exibição presencial no próximo dia 3, às 19h, no Sesc Palladium, com retirada de ingressos gratuitamente pelo Sympla.

Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Alessandra Dantas