Notícias Externas

Don L apresenta “Roteiro Para Ainouz vol. 2” em BH

Rapper cearense é uma das atrações do Festival Sensacional neste sábado

Don L:
Don L: "A gente não muda o mundo sem mudar a nossa cultura" Foto: Vitor Cazuza/Divulgação

Neste fim de semana, o Parque Ecológico da Pampulha recebe mais uma edição do Festival Sensacional. São mais de 30 atrações, entre shows, instalações artísticas, soundsystem e um palco só de música eletrônica. A edição marca a volta ao formato presencial do Festival Sensacional  após os 2 anos de pandemia. Entre os nomes que integram a programação, estão Agnes Nunes, Baco Exu do Blues, Letrux, Olodum e o rapper cearense Don L. 
Don L é um dos rappers mais influentes do Brasil na atualidade. Despontou no cenário musical em 2005, junto com Nego Gallo, no grupo Costa a Costa. Em 2013, iniciou sua carreira solo com a mixtape Caro Vapor/Vida e Veneno de Don L. Em 2021, venceu o Prêmio Nacional Rap TV na categoria melhor música, com a canção Na Batida da Procura Perfeita. 

Na entrevista, Don L falou sobre o processo de composição de sua trilogia reversa "Roteiro para Ainouz", cujos "vol.3" e "vol.2" já foram lançados. Nos álbuns, o rapper conta sua trajetória, do presente para o passado. 

"Quando eu falo sobre o passado (a minha história), eu estou falando de futuro. Na verdade, a gente precisa estar o tempo todo ressignificando o nosso passado para saber para onde a gente quer ir. No RPA (Roteiro para Ainouz) vol.2, eu quis trazer uma visão coletiva, porque os nossos caminhos, as nossas buscas individuais de vida estão ligadas e são necessariamente dependentes de um contexto coletivo. A gente tenda a ser educado numa visão neoliberal extremamente individualista que, na verdade é enganosa. A gente é muito mais sujeito do que indivíduo. A gente está sujeito ao meio, ao que acontece" refletiu. 

Don L conversou com o programa Expresso 104,5, nesta sexta-feira, 1.

O Festival Sensacional começa no sábado, 2, às 12h no Parque Ecológico Francisco Lins do Rego, na Pampulha. Todas as informações sobre o evento e sobre ingressos estão no site.

A UFMG Educativa lembra mais uma vez que a pandemia não acabou. Se for participar do festival, recomendamos o uso de máscara e higienização frequente das mãos.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória