Pessoas

Doutoranda em Ciência Política pela UFMG vence 'Prêmio Lélia Gonzalez'

Ana Luísa Machado de Castro foi uma das escolhidas da premiação inédita que incentiva a continuidade de estudos sobre raça e política de pesquisadoras(es) pretas(os) e pardas(os)

Pesquisadora do Nepem recebeu prêmio na categoria Doutorandas(os)
Pesquisadora do Nepem recebeu prêmio na categoria Doutorandas(os) Reprodução / YouTube Nexo Jornal

A pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Ana Luísa Machado de Castro é uma das vencedoras do Prêmio Lélia Gonzalez  de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política. A premiação, inédita, contemplou seis pesquisadores com doações em dinheiro para seus trabalhos acadêmicos por um período de dez meses. O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e com apoio da Fundação Tide Setubal e Open Society Foundations. A ação tem como objetivo incentivar a conclusão de trabalhos de pesquisadoras(es) pretas(os) e pardas(os) sobre desigualdades, identidades e discriminações raciais e suas expressões políticas.

A pesquisadora do Nepem Ana Luísa Machado foi premiada na categoria Doutorandas. Ela apresentou o trabalho Da democracia racial à democracia antirracista: sentidos democráticos elaborados pelos movimentos de mulheres negras no Brasil. O estudo visa investigar como os movimentos antirracistas capitaneados por mulheres negras contribuem para ampliar a ideia de democracia no país. Em entrevista ao programa Expresso 104,5, nesta segunda-feira, 19, a doutoranda contou sobre sua pesquisa e a importância da premiação para sua trajetória acadêmica.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Para saber mais sobre o Prêmio Lélia González, clique aqui. Acompanhe as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG na página do PPGCP. Sobre o Nepem, você encontra mais informações no site, no Instagram e no Facebook  do grupo.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas